Paulo Rodrigues
Paulo Rodrigues

A Federação Amapaense de Futebol (FAF), se pronunciou sobre a possível realização da Copa Verde. Uma competição que substituiria a antiga “Copa Norte” ou em um passado ainda mais distante, o chamado “Copão da Amazônia”. A competição incluiria ainda os estados de Mato Grosso, Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul. A disputa estaria sendo planejada e seria realizada no mês de outubro. O vice-presidente da FAF, Paulo Rodrigues, foi enfático ao dizer que se houver o apoio da CBF, o Amapá será representado, caso contrário fica quase que inviável a participação do Estado.

Paulo Rodrigues destacou que a competição nos moldes da Copa Norte poderia movimentar a região e economicamente seria bom, já que a disputa atrairia investidores. Recentemente, a FAF foi convidada para uma reunião em Belém do Pará para tratar sobre a disputa. Porém, em virtude de compromissos inadiáveis, o representante do Amapá não pôde estar presente.

“Já fomos comunicados dessa possível competição. É lógico que, caso se concretize, a FAF tem grande interesse em ter um representante amapaense. Resgatar a tradição dos jogos envolvendo times da região seria fundamental e viável. Acredito que economicamente seria muito positivo”, disse Paulo Rodrigues.

Em relação aos custos da competição, o vice-presidente da FAF enfatizou que se a CBF se responsabilizar em custear as despesas, principalmente com passagens aéreas, hospedagem e alimentação, não haverá problema na participação do Amapá.

“Se não houver o apoio da CBF, entendo que teremos dificuldades em viabilizar a participação. Porém, com o apoio da entidade máxima do futebol nacional, isso dará uma grande ascensão ao futebol nortista. Agora é preciso discutir com todas as Federações para que não se torne um fato isolado. É preciso ter um entendimento”, destacou Paulo.

Caso seja oficializada, a Copa teria como objetivo colocar frente a frente os campeões da Copa Verde e da Copa Nordeste. Uma espécie de Recopa do Norte/Nordeste, onde o vencedor garantiria uma vaga na Copa Sul-Americana.

Globo Esporte.com, 07/08/2013