Charles Guerreiro
Charles Guerreiro

Por enquanto, competição oficial para o Clube do Remo só em janeiro, no campeonato estadual. Por enquanto! Porque se a Federação Amazonense de Futebol emplacar a Copa Verde, o Leão já terá calendário oficial em outubro. Pelo menos, o projeto que a FAF levará à CBF em agosto é para iniciar a competição em outubro, com Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Seriam 16 clubes, dois de cada Estado.

A Copa Verde, com a bandeira da ecologia, vai depender de negociações já abertas pela Confederação Brasileira de Futebol com a Caixa Econômica Federal, que deverá ser patrocinadora. Pelo projeto, a competição seria disputada de 20/10 a 10/12, com o campeão decidindo com o vencedor da Copa Nordeste uma vaga na Copa Sul-Americana.

Ainda não foram anunciados critérios de inclusão dos clubes, mas o Remo está credenciado pelo apelo popular, do que se deduz que o Paysandu seria o outro representante paraense. Os azulinos estão tão animados que já têm até nomes agendados para contratações: zagueiro Rainer e meia William, do Americano (RJ), e o meia Léo Medeiros, que trabalhou com Charles Guerreiro no São Raimundo de Santarém e está no Caxias (RS).

 Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 25/07/2013