Flávio Araújo
Flávio Araújo

O clássico entre Remo e Paysandu, disputado hoje, às 16h, no Mangueirão, vale a liderança do Campeonato Paraense de 2013. O Leão Azul está em primeiro lugar com 100% de aproveitamento e querendo garantir a classificação para a segunda fase do primeiro turno o quanto antes. O rival bicolor também está invicto, dois pontos a menos que o time remista e, se vencer, não só mantém a invencibilidade como passa a liderar a disputa com um ponto a mais.

Toda essa conjuntura fez os treinadores Flávio Araújo e Lecheva adotarem tática praticamente idêntica ao longo da preparação: o conservadorismo. A mensagem passada por eles é bem clara: em Re-Pa, não se deve inventar.

A começar pela estratégia adotada por ambos de relativizar o peso do resultado. Mesmo sabendo que o duelo pode valer os benefícios para a fase semifinal – no mata-mata, o primeiro colocado terá a vantagem de jogar por dois empates ou pela igualdade na soma dos dois jogos -, tanto um quanto o outro técnico optaram por não dar importância exagerada ao jogo para, em caso de um insucesso, não prejudicar a sequência de sua equipe na competição.

No mesmo sentido, a dupla soube dividir a responsabilidade com os seus atletas no controle da ansiedade e motivação pré-clássico. “Temos vários atletas que estão habituados a esse tipo de partida. É mais um clássico. Em alguns jogos, não precisamos motivar os jogadores, e esse é um deles”, afirma o técnico bicolor. O comandante azulino, que deve escalar uma equipe de estreantes no Re-Pa, concorda: “Mesmo quem nunca jogou esse clássico sabe muito bem como o clima para um jogo como esse é diferente”.

Por fim, Flávio Araújo e Lecheva devem mandar a campo as mesmas formações dos últimos compromissos. O Paysandu no esquema 4-4-2 e o Remo no 3-5-2. Porém, como é de praxe em clássicos carregados de tanta rivalidade, ninguém quer entregar a escalação de mão beijada.

Flávio Araújo até admitiu que não tem dúvida nenhuma, mas deixou a divulgação oficial dos 11 titulares para 45 minutos antes de a bola rolar. Lecheva, por seu turno, admitiu que poderá promover uma ou outra mudança na equipe bicolor, mas também vai esperar até momentos antes do jogo para tornar públicas quaisquer eventuais modificações.

Amazônia, 26/01/2013