Belterra
Belterra

No tabu que o Remo vai celebrar a partir de domingo (15/12), no amistoso contra o Londrina (PR), com a camisa 33, o ex-zagueiro Belterra foi o “cara”. Ele participou de 32 dos 33 jogos. No 33º jogo, ele foi auxiliar de Agnaldo, que naquele Re-Pa foram jogadores e técnicos. No único jogo que Belterra ficou fora, por suspensão, o substituto dele, Flávio, fez o gol da vitória remista – 1 a 0 – em uma cobrança de falta, em 1993.

Na invencibilidade do Leão ao longo de 33 Re-Pas, na década de 1990, o segundo jogador mais presente foi o ex-lateral Marcelo Silva (25 jogos), o terceiro foi Agnaldo (21), o quarto foi Ageu (14) e o quinto foi Clemer (13). O técnico que mais contribuiu foi Waldemar Carabina, com 7 jogos, seguido por Givanildo Oliveira (6), Tata (5) e Fernando Oliveira (4).

O técnico Tata e os jogadores Mazinho, Claudecir, Edil e Rogerinho estão na história do tabu tanto vestindo azul marinho como vestindo alviceleste. Alguns nomes famosos na história do tabu: Biro Biro, Giovanni, Alex Dias, Clemer e Marcelo Silva, jogadores de destaque nacional e internacional.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 11/12/2013