Jogadores do Remo treinam no CT do Volta Redonda (RJ)
Jogadores do Remo treinam no CT do Volta Redonda (RJ)

O Remo joga hoje o seu futuro na Copa do Brasil diante do Flamengo (RJ). Para não retornar para casa desclassificado e ter que encarar o Re-Pa do próximo sábado com o moral abalado, o Leão Azul precisa superar suas próprias deficiências. Mais ainda: terá que bater o Mengão, a partir das 22h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), no mínimo por um placar de 2 a 1. Vitória por 1 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Empatar de nada adiantará, haja vista que, no confronto de ida, a equipe carioca derrotou o time azulino por 1 a 0, no Mangueirão.

Para conseguir o seu objetivo, o Remo, na opinião do técnico Flávio Araújo, precisa apenas repetir a atuação contra o próprio Flamengo, em Belém, com uma ressalva: tem que ser mais eficiente nas conclusões. Ontem à tarde, no Centro de Treinamento do Volta Redonda (RJ), os jogadores azulinos participaram de um recreativo. Araújo, como de praxe, destacou que só divulgará a escalação da equipe momentos antes do jogo. A única dúvida diz respeito à maneira de atuar.

O problema é que a possível alteração pode mudar também o esquema tático. O mais provável é que o treinador mande a campo um time no 3-5-2, com Zé Antônio, Carlinho Rech e Henrique formando o setor defensivo. A outra alternativa é a saída de Henrique da zaga e de Diogo Capela do meio, permitindo assim as entradas dos apoiadores Thiago Galhardo e Clebson, fazendo o quarteto de meias com os volantes Nata e Jhonnatan, no 4-4-2.

Para conseguir aquilo que muitos consideram improvável – vencer o Flamengo fora de casa -, o Remo também terá que superar a rotina dos desfalques. Além das ausências do zagueiro Mauro e do atacante Branco – ambos suspensos pela Justiça Desportiva -, o comandante azulino não contará com o lateral esquerdo Berg, que sofreu uma lesão na coxa esquerda e nem viajou com a delegação. Seu posto será ocupado pelo prata da casa Alex Ruan.

Apesar dos problemas, o clima era de otimismo no recreativo de ontem à tarde, no no CT do Voltaço. Os jogadores azulinos procuravam demonstrar confiança em uma possível reviravolta diante do Flamengo, embora reconheçam o amplo favoritismo rubro-negro no confronto.

“Estamos acreditando muita na classificação. Sabemos que o Flamengo é uma grande equipe e respeitamos isso, mas vamos buscar o resultado pois estamos convictos de que é possível reverter o placar. No primeiro jogo, conseguimos nos impor e jogamos de igual para igual. Eles foram eficientes na finalização e conseguiram a vantagem, mas apesar do resultado, fizemos uma boa partida”, comentou o meia-atacante Thiago Galhardo.

Raciocínio semelhante ao do atacante Val Barreto, que espera ver o time remista “honrando” a camisa do clube na partida desta noite. “Temos que tirar de dentro de nós a força para reverter todo o favoritismo do Flamengo. Eles vão entrar em campo com tudo a favor, mas estamos em um clube como o Remo, com uma torcida maravilhosa, e precisamos honrar essa camisa superando tudo isso e conseguindo a classificação”, declarou o “Valotelli”.

O Liberal, 17/04/2013