Dissica Valério Tomaz
Dissica Valério Tomaz

Há pouco menos de um mês, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciou a realização da Copa Verde, competição que seguiria o mesmo formato da extinta Copa Norte. Até então, oito Estados iriam compor a grade de participantes. Durante as negociações, porém, Acre e Rondônia anunciaram sua saída da competição, segundo o presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, informando que as Federações alegaram falta de verba para arcar com as despesas.

“Até então a competição ia ter duas equipes de cada Estado. Entretanto, nesta última semana, as Federações do Acre e de Rondônia disseram que não iriam mais levar representantes porque o custo seria muito alto. Infelizmente não tem como ajudar, cada Federação deve arcar com seus custos durante a competição. É assim que funciona”, declarou Dissica.

Ainda à espera de uma conversa formal com a CBF, prevista para o fim do mês, Dissica adiantou que a expectativa de que a entidade máxima do futebol brasileiro arcasse com os custos de hospedagem, passagem e a alimentação das equipes não existe mais.

“Já dá para adiantar que nós não iremos poder contar com esse apoio de custo vindo da CBF. No fim do mês vamos sentar para apresentar o projeto e ver como poderá ser o auxílio, mas sem grandes expectativas”, afirmou o mandatário.

O projeto, elaborado por Dissica e o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cezário de Oliveira, deverá ser concluído nesta semana, quando os dois se encontrarão para uma reunião. No momento, apenas seis estados, com dois representantes cada, permanecem garantidos na disputa: Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, pela região Norte; e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pela região Centro-Oeste.

Globo Esporte.com, 05/08/2013