Torcidas organizadas serão extintas
Torcidas organizadas serão extintas

O último Clássico Rei da Amazônia ainda reverbera. Diversos incidentes foram registrados envolvendo torcidas organizadas de Remo e Paysandu. O principal problema foi a confusão no portão principal de entrada do estádio que resultou em várias pessoas detidas. Desde então, o Ministério Público Estadual tem procurado encontrar formas de coibir ações violentas dessas torcidas, a mais recente delas foi expressa por meio de uma nota emitida pela Policia Militar proibindo o acesso dessas torcidas ao estádio nos dias de jogos.

“Um processo de investigações foi levantado após o último Re-Pa e apontou para o envolvimento de cinco torcidas organizadas, três do Clube do Remo e duas do Paysandu. O Ministério Público entrou com um processo de extinção dessas torcidas, enquanto o processo não é concluído, como medida cautelar, foi solicitada o impedimento da entrada delas nos estádios em dias de jogos”, explicou o assessor de imprensa da Polícia Militar, Leno Carmo. As torcidas identificadas foram a Torcida Remista, Piratas Azulinos e Pavilhão 6, alusivas ao Remo e Torcida Bicolor e Facção Jovem Bicolor, alusivas ao Paysandu.

A medida estipula a proibição à alusão às torcidas e usos de seus símbolos, camisas e uniformes. Os torcedores que forem identificados serão impedidos adentrar nos locais dos jogos. “Dependendo de como for a ocorrência, as pessoas caracterizadas podem vir a sofrer outras sanções, conforme determina o Estatuto do Torcedor. A Polícia Militar segue mobilizando seus setores de inteligência para identificar e prevenir ações violentas”, afirmou Leno.

Juizados Especiais no Mangueirão

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e os órgãos ligados ao Sistema de Segurança Pública do Estado definiram, na tarde desta quinta-feira, 15/02, ações estratégicas para a instalação de três Juizados Especiais do Torcedor para jogos de grande apelo de público no estádio Edgar Proença, o Mangueirão.

Haverão dois juizados localizados no prédio do Detran e um itinerante será instalado nos arredores do Mangueirão, quando houverem eventos com estimativa de público superior a 20 mil pessoas. A expectativa é estrear os JET na final da Taça Cidade de Belém, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paraense temporada 2013.

Os juizados especiais do torcedor prestarão atendimento às demandas cíveis e criminais, como violação de direitos de consumidor e ocorrência de furtos ou brigas, surgidas antes, durante e após os eventos de grande apelo no estádio.

A expectativa é que a primeira experiência desses juizados sejam implantadas nos próximos jogos. “É uma forma da justiça estar presente, acalmando os ânimos”, definiu a desembargadora Diracy Alves, coordenador dos Juizados Especiais. Uma visita técnica de representantes do Tribunal de Justiça, Policia Militar e Civil está agendada para essa segunda-feira, 18/02, para definir o local de instalação dos Juizados Especiais do Torcedor.

Diário do Pará, 16/02/2013