Antônio Carlos Teixeira (Tonhão) – Foto: Reprodução (O Liberal)
Antônio Carlos Teixeira (Tonhão) – Foto: Reprodução (O Liberal)

Diferente dos últimos 2 anos, o Clube do Remo não apresentou uma boa participação na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior e acabou sendo desclassificado ainda na 1ª fase, com 3 derrotas em 3 jogos disputados e apenas 1 gol marcado.

Muito se atribuiu essa queda de rendimento azulino à mudança no comando técnico às vésperas da viagem da delegação.

Em entrevista ao canal Eh Noiz Queiroz, no Youtube, o presidente Antônio Carlos Teixeira se posicionou pela primeira vez sobre o momento que vive a base do Leão.

“Não conheço muito o trabalho deles (ex-técnico Eivaldo Júnior e o atual, Ailton Costa). Quem tem que conhecer é quem convive, dirige, comanda (a base), pois se está lá é porque tem a minha confiança (se referindo aos diretores Paulinho Araújo e André Baia)”, disse.

“Concordei com a troca. Meu critério é que o Remo tenha que ser formador. Vencer os jogos é ótimo no profissional, mas na base temos que ser um clube formador, revelar jogadores e produzir finanças ao Remo. Então essa é a política da base nos meus 3 anos de gestão. É baseado nisso que foram realizadas as modificações”, afirmou Tonhão.

O presidente revelou que já cobrou explicações da direção de base sobre as modificações realizadas e, ao mesmo tempo, afirmou que espera evolução no desempenho das equipes nas próximas disputas que irão acontecer ainda este ano, visando revelar novos talentos.

“Achei estranho e cobrei deles uma explicação, porque estávamos vindo de conquistas no Sub-17 e no Sub-20 e, realmente, perdemos neste ano as conquistas no regional. Meu pedido de explicação foi para eles realizarem uma boa competição e revelar jogador para subir e negociar no mercado. Segundo os meus diretores que estão lá, existem perspectivas de surgir uma negociação no futuro”, frisou.

Por fim, Tonhão explicou quais serão os novos métodos que serão implementados nas categorias de base do clube.

“Ano passado, alguns dos jogadores que se destacaram na Copinha, quando voltaram, estavam com percentual de gordura elevado. Quando foi realizado um trabalho com eles, automaticamente perderam espaço. Agora, vamos ter uma estrutura nesse profissionalismo que estamos implementando de forma exclusiva para a base. Teremos fisioterapeuta, nutricionista, ou seja, uma estrutura boa para que esses garotos tenham condições de desenvolver um bom futebol para o clube e, principalmente, para eles”, finalizou.

FutPA, 16/01/2024

19 COMENTÁRIOS

  1. Tonhão troca logo os diretores da base não vai fazer como o Bentes que esperou o Marcelo Cabo levar o Remo pra lanterna pra depois tomar providencias.

  2. Base formadora tb disputa títulos e é competitiva Sr. Tonhao, vários são os exemplos: Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Inter, São Paulo, Fluminense, etc…
    Espero q esse pequeno período de desorganização na base seja passageiro e q o Trem Azul da base volte

  3. O Remo ainda está aquém de clube formador competitivo do país, falta ser mais seletivo na garimpagem dos moleques (jogador anão e franzino não cabe mais), deficiente no trabalho de fundamentos, carência no fortalecimento muscular e preparação física. O Athetico PR é uma ótima referência na formação de base, jogadores fortes, habilidosos, entrosados, correndo e brigando pela bola o tempo todo, ontem massacraram o Grêmio com uma goleada.

    • Garra Azul, Franzino e anão… o Messi era franzino e anão, Zico tmb!
      se tem qualidade, independente do porte físico tem de ser aproveitado e trabalhado de forma diferenciado, seja na preparação física, nutricional e psicológica.

      • Presidente não sabe o que conheceu, é simples, sabe aquele politico que troca nome de rua para ter paternidade, pois é, alguns diretores iluminados, imaginou que o Simbá pelo menos repetiria a campanha passada e quis pegar carona no oba oba, so esqueceram um pequeno detalhe, combinar com os adversarios e olha que Clube esta no trilho certo, imagina se não estivesse, isto bandalheira, não é presidente.

      • Amigo Carlos Jares, o Messi tem 1,70 m e o Zico 1,72 m, portanto não são anões como afirmas, além de deram atacantes. O que não dá é jogador de posição defensiva ser nanico. Inerente disso, reafirmo que falta muito na questão muscular e preparação física para os moleques da base do Remo, isso fica muito claro quando jogam contra equipes de outras regiões.

      • É verdade Carlos este elemento recem nascido só da tiro no pé, escreve asneiras, além do Messi, tem o Rony do palmeiras que é franzino e de baixa estatura.
        Zé ruela cai fora.

    • Tem que pegar garotos da periferia, mesmo desnutridos eles podem ser trabalhados e evoluir, esses jogadores que chegam já bem nutridos não adianta são todos empurrados por alguém influente

    • O problema, amigo Garra Azul, é Regional. As caractetisticas regionais do Sul e do Norte já nos oferece essa discrepância…ainda mais nas localidades de captação e na faixa de renda e classe social desses jogadores dos 2 centros.
      Acho q, o principal na captação não seja a parte física…e sim, a técnica, o dom de saber jogar futebol e ser craque….a parte física o clube “oferece” ao jogador durante a sua estada…Daí o pq do investimento no CT do clube…para ser mais uma das coisas a oferecer ao crescimento desses mulks

      • Sem dúvida que a técnica é fundamental, porém hoje o futebol produz atletas, sendo exigível musculatura para combate e dependendo da posição ter altura, por exemplo, um lateral de 1,60 m bom de bola não tem combate em bolas aéreas contra um atacante de 1,85 m.

  4. Comentei minha opinião sobre esse tema nesse espaço em uma matéria que tinha autoria do Gerson Nogueira. Concordo que a base tem ser formadora, mas clube grande também precisa de resultados para ter a expressão de Clube grande. Quem que se programou para assistir os jogos do Remo pela copinha, para observar somente os atletas promissores e não se preocupou e torceu pela vitória e queria a vitória? Ou ainda, qual torcedor dos que lotam o estádio na copinha vão somente analisar os futuros craques do seu time? Qualquer modalidade queremos o destaque do nosso Clube, no basquetebol, regatas, natação, etc…., vestiu a camisa do Remo, tem também a responsabilidade do resultado. Tonhão inclusive se contradiz, quando diz ter cobrado o sub-17 e sub-20, que vinha tendo resultado e em 2023 não têve. Porque cobrou se resultado não importa? “Conversa fiada “. Ótima a iniciativa de melhor assistência ao futebol de base. Precisamos de talentos e bons resultados. Concordo Garra Azul. O tipo físico, o fortalecimento muscular, é um requisito a ser considerado, observei isso também no Fortaleza e também no CRB, onde eram bons o número de jogadores de boa estatura, ainda que tivessem jogadores menores, mas mesmo esses tinham mais disposição e força nas jogadas que exigiam disputas com corpo.

  5. Que Canabrava é essa presidente, conhece ou nao conhece, confia ou nao confia, concorda ou nao concorda. Se a coisa estava indo bem, a explicação, o normal é pedir antes da mudança e não depois. No time principal, espero que conheça pelo menos quem é o técnico e a cana, prefira a de jambu, em dose moderadas, credo, é so assombração, nao adianta rezar e só torcida mesmo.

  6. Amigo Carlos Jares,estes são exceções,porte físico é sim fundamental nos dias de hoje,se der para unir o útil ao agradável,fica bem melhor!!!

  7. Se for para olhar na garimpagem para o porte físico e Atlético então garimpa lutadores de MMA, luta livre e atletismo….Não adianta nada ser dotado fisicamente se não souber jogar bola…se for medíocre ( mediano ).
    Até em pelada é assim… quem vc escolhe para seu time na pelada primeiro?, o cara habilidoso q dribla e enfia as bolas, o cara q faz gol, o zagueiro q sai jogando?, ou o Brucutu q só dá chutao ou aquele q se enrola com a bola e corre feito Peru tonto??
    Preparo físico, ganho muscular, condição atlética pode ser oferecido…o dom de ser bom de bola, craque, já nasce com…apenas se aprimora com treinos

  8. Muito importante e necessario abrir um leque para discutir a Base, Tonhão. Organise um Seminário para isso. Estive lá aproximadamente 10 anos com um Grupo onde aprendi muito. Sei que posso contribuir, mas precisa ter aproximação e humildade para ter sucesso por lá. Os dois nomes citados por vc (Paulinho e Baia) são excelentes nomes, o que não sei é se seus auxiliares estão a altura do que eles precisam para tocar um projeto da grandeza que o Remo precisa para ter uma base forte. Ja falei para o Paulinho e repito. Existe estrelismo demais, beirando a soberba, por lá. Cuidado! Abra mais para Discutir a Base.

  9. Obviamente, resultado não é o que interessa e sim de fato observarmos que o jogador domina os fundamentos e tem talento. Daí o problema, particularmente a zaga e o setor de marcação não parecia dominar os fundamentos, além disso não sabiam se posicionar em campo, pouco importa o culpado, a questão é que a forma de atuar não demonstrou ter talentos de destaque ou ter minimamente posicionamento. Destaque-se que temos hoje um CT, talvez uma das maiores conquistas da base em toda história do clube.

    • Exatamente Augusto, os moleques ainda pecam muito em fundamentos, muito reativos, parecem nem ter força para chutar, etc, falhas dos instrutores e treinadores de base. Sem isso tudo corrigido não há como jogar competitivamente contra clubes de outras regiões.

Comments are closed.