Santos-SP 2×1 Remo (Sub-20) – Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo (Santos-SP)
Santos-SP 2×1 Remo (Sub-20) – Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo (Santos-SP)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior teve fim para os 3 representantes do Pará na competição. Remo, Castanhal e Carajás deram adeus à Copinha sem nenhuma vitória e terminaram o torneio sendo os “lanternas” de seus respectivos grupos.

O presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul, avaliou o desempenho das equipes e garantiu que esse cenário irá mudar.

A maior competição de categorias de base do Brasil não teve bons resultados aos clubes paraenses. Foram 9 partidas juntando as 3 equipes, com 8 derrotas e apenas 1 empate, conquistado pelo Castanhal, em 2 a 2, diante do Vocem (SP). Foram 22 gols sofridos e apenas 8 marcados.

Gluck Paul afirmou que o desempenho ruim é reflexo dos poucos jogos das categorias de base no Pará e que vem, aos poucos, tentando dar mais sequência aos atletas com novas competições.

Ricardo apontou ainda que, em um futuro próximo, a base paraense terá resultados positivos, frutos dos investimentos realizados com os garotos.

“Avaliação é simples: nossos garotos precisam de lastro e é por isso que estamos trabalhando para aumentar a quantidade de competições de base. O resultado vai aparecer em curto prazo. Já estamos saltando para 30 competições e 1 mil jogos de base em 2024. Em pouco tempo, teremos resultado deste investimento”, disse.

O Remo, que fez no ano passado a sua melhor campanha na Copinha, não chegou nem perto em 2024. O Leão não conseguiu o mesmo desempenho e marcou apenas 1 gol na competição. Considerada uma das melhoras bases do Pará nos últimos anos, o time azulino ficou pelo caminho, deixando os torcedores revoltados.

Segundo o diretor da base Paulinho Araújo, as mudanças recentes em algumas situações no clube ocorreram pensando em uma profissionalização do Departamento de Futebol de Base. O dirigente assumiu o desempenho ruim do Remo na Copinha, mas garantiu que as mudanças de filosofia serão para o bem do clube.

“Alguns esclarecimentos são necessários sobre algumas mudanças que ocorreram na base. A primeira delas foi a de filosofia, com a entrada do presidente Tonhão e dos vices Glauber Gonçalves e Milton Campos. Estávamos ganhando alguns títulos, mas revelando muito pouco. A filosofia mudou e hoje temos que ‘levantar um pouco o sarrafo’, mirar e nos guiarmos em confrontos a níveis nacionais para que títulos venham de uma maneira natural. A real intenção é a mudança de pensamento que vamos implantar com a nova diretoria”, falou.

Veja todos os jogos dos clubes paraenses na Copinha 2024

Grupo 7

Ferroviária-SP 3×0 Carajás
São Paulo-SP 3×2 Carajás
Porto Vitória-ES 2×1 Carajás

Grupo 11

Fortaleza-CE 2×0 Castanhal
Vocem-SP 2×2 Castanhal
CRB-AL 4×2 Castanhal

Grupo 26

Santos-SP 2×1 Remo
Água Santa-SP 3×0 Remo
Nova Venécia-ES 1×0 Remo

O Liberal.com, 11/01/2024

3 COMENTÁRIOS

  1. Diante da maior vitrine de futebol de base do mundo , a copa são Paulo de futebol, o diretor vem com esse papo de “mudança de filosofia” ?
    Netão tinha esse elenco desde do berço, e mandaram o cara embora, depois de décadas dedicadas a categoria de base, e sem recursos ideais. Perdemos o Netão para treinar a base do rival, classificou o Santa Rosa para a elite do Parazão. Precisamos olhar mais para os profissionais que realmente, muita das vezes, tiram do próprio bolso para fazer a nossa base não morrer. Outro exemplo foi o Walter Lima, que pagava quentinha do próprio bolso para o Rony almoçar quando morava embaixo da arquibancada do Baenao, e não ir embora para o interior dele, pois via futuro no garoto, e olha no que deu.
    Esses são exemplos a serem seguidos.
    Acorda leão!!!

  2. Falta de jogos ?, sim…mas não adianta aumentar o número de jogos se os adversários são sempre os mesmos…de baixa qualidade técnica.
    Como dito na matéria acima, o Remo, q nos últimos anos vem nadando de braçadas na base Pataense não conseguiu nem fazer um gol em um time q levou 11 em 2 partidas..pior…perdemos!! Estamos nivelados abaixo de times de interiorizao de SP, estamos até abaixo de times do ES.
    Precisamos também é de iintercambio de jogos..com outros times de outras praças.. de preferência praças de maior competitividade.

Comments are closed.