Santos-SP 2×1 Remo (Sub-20) – Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo (Santos-SP)
Santos-SP 2×1 Remo (Sub-20) – Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo (Santos-SP)

Os resultados negativos – 8 derrotas e 1 empate – dos times paraenses na Copa São Paulo de Juniores 2024 têm gerado um debate sobre o verdadeiro papel das divisões de base.

Há quem defenda que a base serve para formar e revelar jogadores. Há os que bradam por conquistas desde as categorias iniciais, considerando isso como ponto principal de avaliação do trabalho.

Não se pode entender a estrutura de formação como um projeto para vitórias em série, conquistas e títulos. Eventualmente, pode ter essa característica, desde que o investimento seja no sentido de vencer tudo e vencer sempre.

O Flamengo (RJ), por exemplo, gasta R$ 50 milhões por ano só com suas divisões de base. É óbvio que recursos tão fartos obrigam os times de garotos a terem rendimento de campeões. O preparo, a estrutura e as facilidades permitem montar equipes realmente competitivas.

Palmeiras (SP), São Paulo (SP), Grêmio (RS), Internacional (RS), Corinthians (SP), Fluminense (RJ), Cruzeiro (MG) e Atlético (MG) seguem a mesma trilha, embora com investimentos ligeiramente menores. Por isso, são sempre protagonistas e conquistam quase todos os títulos.

Volta-se então ao ponto inicial da discussão. Para o trabalho de base é mais importante ter times campeões ou revelar bons jogadores? A base será avaliada pelas conquistas de campo ou pelos atletas formados?

Mais importante do que grandes campanhas na Copinha é a possibilidade de ofertar ao mundo jogadores de qualidade. Um bom sinal de que essa é a visão mais próxima do ideal foi a sondagem de outros clubes a atletas de Remo e Castanhal, times já eliminados – junto com o Carajás – da competição.

É compreensível que o torcedor estabeleça como parâmetro para avaliar a base a quantidade de campeonatos ganhos. Assim é a cabeça do torcedor, movida pela paixão.

É óbvio também que o ideal seria unir as duas coisas – que os times revelassem craques e conquistassem taças. Ocorre que nem sempre é fácil fechar essa equação.

Por isso, o que vale mesmo é garantir que a finalidade prioritária seja alcançada – prospectar talentos, lapidar joias e revelar jogadores, seja para uso próprio ou para negociar em termos vantajosos.

Base campeã é aquela que mais revela talentos!

Blog do Gerson Nogueira, 14/01/2024

6 COMENTÁRIOS

  1. Devido a falta de estrutura gritante que nossos clubes não tem, fica impossível ter uma base campeã e muito menos revelar talentos ( salvo alguma excessão que surgem do interior). E uma pena falarmos que hoje não temos nem gramado descente para treinar. A nossa esperança é que possamos evoluir
    Dando condições digna para que nossa base possa mostrar seus talentos, e aí sim, fformar valores e quem sabe ser campeão!

    • Não existe base nos clubes. Jogadores velhos, colocam um apito na boca e apitam coletivos. Quando o garoto erra, adoram falar “palavrão”, como forma de intimidação.
      Não treinam fundamentos básicos: passe, colocação em campo; posicionamento em campo; domínio de bola; lançamento, e por aí afora.
      Elias Sassim, tu és de Cameta? Trabalhaste na Docegeo?

  2. Concordo em parte, porque dependem do clube que jogam. Claro que não se pode cobrar, como se cobra de profissionais, de garotos novos, amadores, onde muitos jogam e talvez nem sejam profissionais, mas um clube de massa, como o Remo, com a maior torcida do Norte, apaixonada, uma das maiores do Brasil, naturalmente demanda cobranças por boas exibições. Isso deve ser trabalhado na condição psicológica desses jovens. Assim, também não se pode atribuir ao torcedor pela sua conduta de paixão, a cobrança por resultados, vitórias, pois essa resposta, por si só é cobrada ao se representar um grande Clube em uma competição. Portanto, na minha opinião, as duas situações são equvalentes, desde que o clube seja grande, como é o caso do Remo, base campeã é a que revela talentos e também consegue bons resultados ou realiza boas campanhas. Claro que resguardadas as possibilidades de investimentos e comparação, nesse quesito, com clubes de outros estados.

  3. Não tem mto mistério, um Clube q possui e da condições para ter uma base em boas condições vai não só revelar jogadores para ganho financeiro como tb para aproveitamento tecnico tto na própria base como no profissional e por consequência brigar por títulos. Se vai ser Campeão é outra história, mas q brigará sempre para ser, brigará.

  4. Essa campanha só desvaloriza nossos atletas de certa forma,haja vista sair sem nenhuma vitória mão e facil!

Comments are closed.