Fábio Cortez – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Fábio Cortez – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

As categorias de base do Clube do Remo se preparam para o início das competições da temporada 2023 e uma reestruturação foi realizada no setor.

Pensando no desenvolvimento de seus atletas, profissionais e na excelência do trabalho, o Leão iniciou neste mês a implementação de uma metodologia para o Departamento de Futebol de Base.

O trabalho busca profissionalizar ainda mais o setor e aproximar as categorias de base, facilitando a implementação de metodologia de trabalho e ampliando a integração junto ao profissional.

O atleta de base será treinado a trabalhar o jogo seguindo o modelo que o clube escolheu como sua característica, no caso do Remo, de forma propositiva, buscando sempre ser o protagonista do jogo.

O processo acontece através do trabalho em conjunto desenvolvido pelo executivo azulino Thiago Gasparino, o diretor da base Marcelo Bentes, o auxiliar fixo Fábio Cortez e toda a comissão técnica das categorias de base.

Fábio Cortez, responsável por implementar este novo modelo, comentou sobre a importância do trabalho com as categorias de base.

“O que pensamos para o nosso clube é formar e desenvolver o atleta para que ele esteja preparado para não só jogar, mas pensar em todo o processo do jogo, sabendo o que fazer, como fazer e porque fazer dentro de campo. Para isso, é necessário que a equipe técnica esteja preparada para fazer essa capacitação”, disse.

“Através de práticas metodológicas, as comissões técnicas das categorias de base desenvolvem um trabalho semanal de documentação daquilo que está programado nos treinamentos, nossos microciclos. Através deles, podem orientar e treinar os atletas de forma clara e precisa, tornando os treinos mais eficientes e programados para essa unificação de modelo de jogo”, completou Cortez.

O modelo de jogo aplicado pelo Leão será verticalizado do Sub-15 ao Sub-20, através de progressões pedagógicas e treinamento, para que o atleta chegue ao profissional preparado para completar sua formação e apto a jogar em qualquer que seja o modelo estabelecido pelo grupo, sem que isso impacte em sua produtividade.

A comissão técnica azulina é formada pelos técnicos Eivaldo Júnior e Ailton Costa, o auxiliar Alysson, o preparador físico Anderson Lima, preparador de goleiros Rafael Biro, enfermeiro Kleber e o mordomo Renan.

O Clube do Remo vai em busca da excelência em trabalho e desenvolvimento de atletas, utilizando práticas que agreguem sempre valor ao trabalho do maior da Amazônia.

Site Oficial do Clube do Remo, 24/03/2023

5 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de método não funciona para o caso paraense, pois depende das características dos atletas. o interessante seria evoluir os atletas em suas posições e forçando mudanças de esquemas de jogo nos treinos e jogos. Priorizando o aprendizado e não títulos de base.

  2. Com um método baseado no perfil dos atletas, a tendência é de se conseguir talentos específicos a serem trabalhados. Entendimento tático vem depois de aprender a chutar, a tocar a bola, a fazer lançamento, a cabecear, a driblar, a marcar, a ocupar espaço, etc. Nào vejo com bons olhos este tipo de visão proposta na matéria

    • Fala Augusto… respeito sua opinião, mas o Remo está tentando seguir o que os grandes clubes do senário nacional e mundial fizeram, em todos os lugares deu certo, não é possível que aqui não vai dar, o intuído é deixar a base ainda mais preparada, o aproveitamento da base é muito baixo, tanto por conta de estrutura e também pq os jogares não estavam preparados para jogar no Remo. Os jogares não só da base, mas também os que chegarem deverão ter as características de jogo que o Remo vai propor não o Remo que terá que se adaptar a característica de cada jogador. O clube terá uma identidade, não apensas de jogadores mas também de técnico.
      Podemos dar como exemplo o que aconteceu no ano passado, que o Remo tinha um time muito ofensivo e trouxe aquele técnico do botafogo da Paraíba que era um técnico retranqueiro, nunca iria dar certo.

  3. Bela iniciativa,falta somente desburocratizar o setor e torna-lo mais acessivel;eu pelo menos,tenho um jovem de 17 anos,craque ao pé da letra,doido para treinar no Clube e não sabemos com quem trocar ideia,combinar um treino,enfim,assim sendo,perdemos muito para os adversários e ou concorrentes.Vamos melhorar e abrir as portas para os Remistas que querem colaborar DE GRAÇA com o Clube.

Comments are closed.