Ricardo Gluck Paul
Ricardo Gluck Paul

O presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul reconhece que, devido às grandes dimensões do Estado, competições reunindo clubes de várias regiões são difíceis de ser realizadas, principalmente nas categorias de base.

Um dos planos da sua gestão é criar as “Copas Regionais”, para dar calendário a clubes em todas as partes do Pará.

“Nossa ideia é que no primeiro semestre tenhamos a disputa dessas Copas. Um exemplo: existem 10 clubes em cada região do Estado. Se fizermos um torneio de pontos corridos, ida e volta, teremos 18 jogos para cada equipe. Então, os clubes de base saem de um cenário de 2 ou 3 jogos no ano para um com quase 20. Essas Copas, inclusive, podem classificar para os campeonatos Sub-20 ou Sub-17 no segundo semestre”, contou.

O presidente finalizou dizendo que, com maior calendário para todas as equipes, problemas relacionados à profissionalização e capacitação de jogadores devem começar a ser sanados. A ideia é que, com bases mais fortes, os clubes do Pará voltem a frequentar divisões maiores no Brasileirão.

“Precisamos de uma grande quantidade de jogos para que a garotada crie lastro. Com as Copas, aquele clube que não se classificou para a fase final do Estadual, pelo menos jogou quase 20 jogos da Copa Regional. O fato da Federação anteriormente organizar pouquíssimos campeonatos por ano é um fator que contribuiu para a distância entre o Pará e outros Estados”, encerrou o dirigente.

O Liberal, 25/09/2022

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.