Sub-20
Sub-20

Neste ano, o sub-20 do Remo conseguiu entrar para a história do futebol brasileiro com o recorde de público (mais de 26 mil pagantes) na Copa do Brasil da categoria, competição a qual o Leãozinho só pôde disputar porque herdou vaga com a desistência da Federação de Rondônia na Copa Norte, que deu acesso à competição nacional. Hoje, o Leãozinho – como ficou conhecido o time azulino – aguarda o mesmo benefício com tal decisão sendo tomada pela Tuna em relação à Copa São Paulo de Futebol Júnior, de 04 a 25/01.

A crença do Remo para que a Lusa desista da competição, a qual foi convidada por ter sido vice-campeã do Parazão Sub-17 conquistado pelo Paysandu, está em informações de que a Águia Guerreira não teria plantel suficiente para inscrever no certame. “Estamos esperando por isto sim e confiamos que a vaga será nossa”, declarou o diretor azulino das categorias de base, André Baía.

Com 12 jogadores do elenco que disputou a Copa do Brasil Sub-20 garantidos para a temporada de 2014, O Remo contaria ainda com cerca de 10 jogadores da categoria sub-17 e um acordo com o técnico do profissional, Charles Guerreiro, para poder contar com alguns dos oito atletas integrados ao grupo que vai disputar o Parazão em janeiro de 2014, além dos quatro que foram emprestados para a Tuna (Williams) e para o São Raimundo (Gabriel, Rodrigão e Edicléber) para a disputa da primeira fase do estadual.

Porém, o presidente da Tuna, Fabiano Bastos, confirmou a participação do clube na Copa São Paulo e explicou que os jogadores da categoria não foram regularizados por conta do prazo estendido à Lusa pela própria CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

“Pelo regulamento da competição, os clubes teriam que ser comunicados oficialmente sobre sua vaga até o dia 25/09, mas com a Tuna isto só aconteceu no dia 08/10. Por conta deste atraso, o nosso prazo para inscrições de jogadores no BID (Boletim Informativo Diário) foi colocado para dezembro. O que estão falando, que a Tuna não vai participar, é puro boato”, afirmou. O objetivo tunante é inscrever 35 atletas e, deste grupo, tirar 25 para a competição.

Apesar desta declaração do presidente luso, o Leãozinho segue com o trabalho de agendamento de amistosos pelo interior para manter o time em atividade, “nem que seja só para o Paraense da categoria, no meio do ano que vem”, disse o diretor remista.

Seguindo o formato de negociação adotado pelo time profissional, o sub-20 do Remo negocia jogos com o recebimento de uma cota de R$ 7 mil, além de despesas de viagens, hospedagens e alimentação por conta do contratante. Até agora, existem cinco partidas pré-agendadas, sendo elas em São Miguel do Guamá, Viseu, Abaetetuba, Barcarena e Bujaru. Todos entre o dia 24/11 e o dia 30/12.

Portal ORM, 06/11/2013