Gabriel
Gabriel

Além de ter selecionado os principais destaques da Copa Norte Sub-20, a diretoria do Clube do Remo está proporcionando ao técnico Válter Lima e todos os seus jogadores o trabalho do psicólogo Jairo Vasconcelos. A intenção é oferecer aos garotos o método da medicina esportiva, bastante usado em clubes do Sul do país. “Tudo que você fizer para melhorar o futebol profissional é excelente. Vai surgir um resultado muito bom disso”, prevê Válter Lima.

Aliás, o treinador já havia implantado o trabalho de psicólogos no clube, em 2005, por considerar um dos pontos “mais importantes do futebol”. Para ele, os profissionais da medicina esportiva podem explorar a vida extra-campo dos jogadores. “Muito jogadores, de pouco idade, são exigidos, mas não sabemos como é o seu convívio em casa, suas dificuldades e conflitos”, destaca Lima.

Na semana passada, o zagueiro Yan, chegou a ser ameaçado de multa salarial, depois de ter cedido uma declaração em que opinava a respeito da contratação dos seis jogadores para o sub-20. Valtinho, por sua vez, considerou o caso como um claro exemplo da importância dos psicólogos dentro de um clube. “Não cheguei a assistir a entrevista, mas creio que isso mostra que temos que fazer um trabalho antecipado com os mais novos, para que eles saibam medir as palavras e se expressar”, ressalta.

Diário do Pará, 26/08/2013