Remo 0x2 Criciúma-SC
Remo 0x2 Criciúma-SC

Com a conquista da Copa Norte (agosto) e especialmente com a campanha na Copa do Brasil Sub-20 (setembro e outubro), o Leãozinho proporcionou à torcida azulina os 3 meses mais preciosos dos últimos 5 anos. Foi tão além das expectativas mais otimistas, que virou esperança de redenção do clube, depois da sucessão de fracassos do time profissional desde a Série C de 2008.

Além do resgate da autoestima da torcida e do preenchimento de um vazio no calendário do clube, o Leãozinho proporcionou também R$ 700 mil nas bilheterias das duas competições. Dinheiro providencial para as pendências mais urgentes.

O intercâmbio com Vitória (BA), Flamengo (RJ) e Criciúma (SC), clubes de alto nível nas categorias de base, deixou ensinamentos para os dirigentes e adiantou o amadurecimento dos atletas remistas. Os meninos do Leão vivenciaram situações inéditas para atletas de base no Pará, como os jogos com casa cheia e emoções extremas. Ganharam visibilidade e se credenciaram para oportunidades no time profissional, com o expressivo 8º lugar entre os 32 clubes da Copa do Brasil.

A copa regional e a nacional sub-20 valeram a pena em todos os aspectos para o Remo. O efeito futuro vai depender da gestão do clube.

[one_half last=”no”][colored_box color=”yellow”]Lateral Carlinhos, destaque do JV Lideral (MA) na Copa Norte Sub-20, jogou apenas 15 minutos pelo Leãozinho, contra o Vitória (BA), quando sofreu a primeira de três lesões musculares sucessivas, mas pelo que mostrou atuando no time maranhense e confirmou em treinamentos no Baenão, Carlinhos ganhou contratou de um ano com o Leão Azul. O atleta chegou a pedir rescisão, mas foi convencido a permanecer no Baenão e fazer o tratamento médico necessário para disputar posição com Levy em 2014.[/colored_box][/one_half]

[one_half last=”yes”][colored_box color=”yellow”]Contente com os resultados do seu trabalho na coordenação da base remista e no comando do time sub-20, Valter Lima manifesta a intenção de continuar o trabalho, desde que tenha as condições adequadas para a evolução dos atletas, de tal forma que o Remo colha os frutos. À frente do time sub-20 por 2 meses, Valter Lima foi um educador tático, preparando os garotos para o cumprimento de funções em campo e para toda a carreira profissional.[/colored_box][/one_half]

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 25/10/2013