Beto
Beto

O Remo volta a enfrentar o Flamengo (RJ) em uma competição nacional após cinco meses. Desta vez, o duelo está longe das categorias principais: é válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Hoje à noite, a partir das 19h30, a equipe juniores do Leão, comandada pelo técnico Válter Lima, entra em campo com duas coisas na cabeça: manter a defesa do Rubro-Negro sobre pressão – três atacantes foram colocados no time para isso -, e descobrir qual o seu real potencial no campeonato, até onde pode ir.

Cheio de moral depois de eliminar o poderoso Vitória (BA) na primeira fase do torneio, o Remo vê no confronto pela Copa do Brasil Sub-20 um teste para reafirmar a qualidade de suas categorias de base frente a um adversário com retrospecto também muito positivo. O Flamengo (RJ) eliminou a Portuguesa (SP) com duas vitórias e sem tomar um gol sequer – venceu em São Paulo por 1 a 0 e no Rio de Janeiro por 2 a 0.

O último encontro remista com o Rubro-Negro foi na primeira fase da Copa do Brasil 2013, quando acabou sofrendo duas derrotas – 1 a 0, em Belém, e 3 a 0, em Volta Redonda (RJ). Dessa vez, os garotos do Leãozinho prometem que a situação é completamente diferente.

“Nós não podemos ter medo de nenhum time. Vamos jogar em casa e temos como principal objetivo mostrar o nosso trabalho para todos os que duvidam da nossa capacidade. O Flamengo (RJ) vem muito bem na competição e é o favorito, assim como o Vitória (BA) era favorito. Isso nos motiva a tentar ganhar deles”, disse o meia Beto, que hoje atuará improvisado no ataque.

“Estamos preparados para enfrentar qualquer adversário e conseguir um bom resultado para decidirmos a vaga no Rio de Janeiro”, arrematou Guilherme, companheiro de ataque.

O treinador Válter Lima também ressaltou que o Remo, pela falta de tradição nas competições nacionais nas categorias de base, entrou na Copa como “azarão”, mas a aparente postura modesta do clube paraense contrasta com a formação ousada que vai a campo. Nos últimos treinos antes da partida, Valtinho tirou o volante Tsunami e escalou como titular o atacante Sílvio, que vai formar o trio ofensivo com Guilherme e Beto.

O técnico remista já havia surpreendido ao utilizar este esquema tático nas partidas contra o Vitória (BA). Após a classificação há três semanas, ele havia cogitado alterar apenas a formação do meio de campo, ao tirar um dos três atacantes para escalar mais um meia de criação, mas terminou por se decidir pela manutenção do 4-3-3, apostando em mais um homem de frente para tentar construir no Mangueirão uma vantagem confortável para o jogo de volta, na semana que vem, dia 08/10, em Duque de Caxias (RJ).

Amazônia, 02/10/2013