Jayme
Jayme

Em meio ao processo de reconstrução do clube, que envolve desde a aprovação do seu novo Estatuto Social até a reforma e modernização do Baenão, o time sub-20 do Remo estreia hoje, contra o Vitória (BA), na Copa do Brasil da categoria. Cercada de grande expectativa e com previsão de público recorde em competições de categorias de base, a partida está marcada para as 20h30, no Mangueirão. O Rubro-Negro baiano foi o primeiro campeão da competição criada em 2012 pela CBF e é um dos favoritos ao título desta segunda edição.

“Vai ser um duelo de Davi contra Golias. O Vitória (BA) possui uma das melhores e maiores estruturas do país quando se fala em categorias de base, mas o Remo está preparado para enfrantá-los de igual para igual e derrubar todo este favoritismo”, declarou o técnico azulino Válter Lima, o Valtinho, que conta com a presença em massa da torcida remista para tentar evitar uma eliminação precoce na noite de hoje.

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil Sub-20, uma vitória do visitante por dois ou mais gols de diferença elimina a necessidade do jogo de volta. Neste caso, o vencedor ainda fica com 60% da renda da partida. Apesar desse risco, Valtinho decidiu escalar um time ofensivo para tentar desbancar o atual vice-campeão da Taça BH de Futebol de Juniores – o time baiano perdeu a decisão do torneio para o Vasco (RJ), no final de semana passado.

“Queremos ter uma composição defensiva boa e um aumento do poder ofensivo sem correr riscos excessivos. Na verdade, não gostei da formação com três zagueiros, porque apesar da maior segurança lá atrás, acabávamos ficando sem qualquer dinâmica no meio de campo”, avaliou o treinador.

A estratégia fica clara ao se olhar a escalação do time. O meio-campo terá apenas um volante de contenção – Nadson – e dois jogadores de características ofensivas: Raí, que é volante no papel mas é armador de origem, e o meia-atacante William Fazendinha, ambos contratados como reforços junto ao Santos (AP). Já o ataque contará com Guilherme, Jayme e Edicléber. Sem a bola, no entanto, a ideia é que Guilherme jogue um pouco mais recuado do que o costume, fazendo o papel de quarto homem de meio-campo.

Amazônia, 04/09/2013