Remo 4x0 Baré-RR (Jayme)
Remo 4x0 Baré-RR (Jayme)

No campeonato paraense, a categoria sub-20 é amadora, com alguns atletas profissionais. Na Copa do Brasil é futebol profissional, com alguns atletas amadores. Na realidade local, atletas que tenham disputado a Copa São Paulo já são considerados de privilegiada rodagem. Nos grandes clubes, como o Vitória (BA), atletas sub-20 já participaram de diversas competições fora do país. Na realidade local, o futebol sub 20-é dependente de abnegados.

No Vitória (BA) e em outros grandes clubes, o futebol de base é amparado por completa infraestrutura. Este ano, o sub-19 do rubro-negro baiano, base do time que hoje enfrenta o Remo, foi campeão invicto do torneio de San Sebastian, na Espanha, em março, enfrentando Espanyol, Osasuna, Real Sociedad e Villareal. O time vem em pleno ritmo de competição, com o vice-campeonato da Copa Belo Horizonte, na expectativa da Copa Libertadores Sub-20, no Chile. A Conmebol adiou a competição que deveria ter sido disputada no meio do ano, mas ainda não programou a nova data. O Vitória e o Atlético Mineiro vão representar o Brasil como campeão e vice da Copa do Brasil 2012.

O contato com o Vitória (BA), que é um clube modelo nas categorias de base, fará muito bem ao Remo se o clube paraense souber aproveitar o intercâmbio para tirar lições. É hora de fazer as comparações, reconhecer a defasagem e agir para seguir o ótimo exemplo baiano, que produziu grandes jogadores como Bebeto, Dida, Davi Luiz, Hulk, entre outros.

A missão do Leão Azul

Reforçado por revelações do Santos (AP) e do JV Lideral (MA) na Copa Norte, movido pelo entusiasmo, o Remo tem nesta Copa do Brasil a missão fundamental de uma participação digna. O apoio da torcida, hoje, no Mangueirão, será determinante. O Leão Azul terá que se agigantar diante da superioridade do adversário. Jogadores como Jader, Carlinhos, Igor João, Alex Ruan e Jayme, com experiência de profissionais, devem dar o suporte aos demais azulinos. O zagueiro Igor João e o atacante Jayme já tiveram passagem pelo sub-17 do Vitória (BA). Igor João chegou a disputar um torneio na Europa como titular do time baiano, em 2011.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 04/09/2013