Conselho Deliberativo (Condel) – Foto: Divulgação (Redes sociais)
Conselho Deliberativo (Condel) – Foto: Divulgação (Redes sociais)

Os prazos definidos no estatuto do Remo para a convocação de uma Assembleia Geral para aprovar uma antecipação na data do pleito, inscrição de chapas e formalização de candidaturas já tomariam os 70 dias que faltam para as eleições do clube.

Como a decisão é não fazer nada que não tenha amparo legal, o Leão deve mesmo cumprir a data estatutária do segundo sábado de novembro, ou seja, dia 11/11.

Também seguindo o estatuto, o Conselho Deliberativo precisa – e deve – autorizar o presidente Fábio Bentes a antecipar a renovação do contrato do técnico Ricardo Catalá, caso a negociação seja aprovada pela maioria dos conselheiros.

Contudo, a questão só será tratada no Condel depois que forem formalizadas as candidaturas à presidência do clube, pois precisaria do aval de todos os postulantes ao cargo máximo.

Comemoração

O desembargador Marcus Losada Maia, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-8), está programando para breve uma cerimônia de quitação da cinquentenária dívida trabalhista do Remo. Isso mesmo! Foram 50 anos de sucessivos processos e execuções que o Leão finalizou em 2023.

Acabaram a dívida e os bloqueios de receitas. Passam a entrar nas contas do clube as cotas dos patrocínios, dos aluguéis de imóveis e das participações na Copa do Brasil, valores que eram destinados integralmente ao pagamento do saldo devedor.

Serão quase R$ 5 milhões que vão entrar no fluxo financeiro do clube somente nos primeiros meses de 2024.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 01/09/2023

28 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns . Apesar das trapalhadas no futebol isso vale com certeza um campeonato. Desta forma mesmo de férias no futebol trataram o Remo com prioridades. Que o próximo presidente tenha a consciência de que manter o clube sem dívidas também é gestão séria e competente.

  2. Isto poderiam agilizar: A contratação do Técnico, fins começar a procurar atletas para a temporada 2024, antes que os bons se comprometam com outros Clubes e quando o Remo for procurar so tenham as “pencas” disponíveis. O Catalá será um bom nome para as conquistas esperadas em 2024. Boa Sorte a Todos.

  3. A gosto ou a contra-gosto, essa situação, é de responsabilidade do atual presidente. A administração financeira do Clube, eliminando as dívidas e ainda com um valor de crédito, de quase 5 milhões de Reais, é de ser elogiável, mesmo em detrimento, da frustrante eliminação ainda na primeira fase da série C. Um elenco repleto de jogadores que não corresponderam à tradição do nosso Clube do Remo. Que tomem e conduzam a questão do comando técnico para 2024 com inteligência e sensatez, para assegurar a renovação do contrato do Catalá, antes que isso se transforme em um “DEUS NOS ACUDA”, e acabe trazendo, sabe lá quem!!

  4. Dívida cinquentenária que foi paga. Isso para mim já é suficiente para comemorar como Remista e reconhecer essa administração como excelente, independente de resultados de futebol, onde também se evoluiu, pois hoje se tem um campeonato brasileiro para disputar, um título de Copa Verde, que não tinha, e muito boas participações em Copa do Brasil, inclusive com preciosas e decisivas receitas. É isso! Se hoje estamos entristecidos pelo desempenho no brasileiro e esse foi ônus para se ter o bônus da quitação dessas dívidas, então vamos em frente, pois o saldo é positivissimo.

    • Grande remista Jamil, perfeito o teu texto.

      Até o TRT reconhece e comemora esse feito extraordinário da quitação da dívida imensa de mais de 50 anos do Remo graças aos 5 anos dessa gestão do presidente Fábio Bentes.

      Se o Remo tivesse continuado se endividado provavelmente teria fechado as portas ou virado nanico como aconteceu com o Bangu, América RJ, Portuguesa de Desportos e recentemente o Santa Cruz que malmente disputam estadual. Quando um clube fecha as portas por endividamento não há mais futebol.

      O fato é que o Fábio Bentes salvou o Remo de fechar as portas e está deixando o clube saneado, sólido e com solvência, inclusive com acréscimo de robustos 5 milhões de receita garantida para 2024.

      O desafio mais difícil foi conquistado, a questão é sua continuidade dessa evolução, falta agora uma direção de futebol competente e profissional, uma boa solução seria a SAF do Remo.

      • Temos que reconhecer o pagamento da divida pela administração do Fabio Bentes, outro que entraram nao ganharam nada e deixou divida. O FB fez subir para serie b, mas devido falta de competência voltamos para serie c, mas parabéns pela administração

  5. Juízo a partir de agora Srs , não podemos mais errar tanto , foram muitos anos de inadmissíveis insucessos .. agora não há mais desculpas , o clube do remo vive pelo futebol , é o futebol , então atenção e foco total no futebol , pessoas certas , escolhas corretas por favor

    • O problema nas diretorias que o clube do Remo tem são as amizades que o gestor tem e que não acrescentam em nada, só querem estar na diretoria por causa de cargo

  6. Este estatuto do Remo é muita burocracia precisa ser elaborado outro mais dinâmico e que não emperre as tomadas de decisões do clube, conselho deliberativo cheio de múmias velhos aposentados que passam o fim de semana na sede jogando baralho.

  7. Sou crítico do presidente Fábio Bentes no futebol, mas ele deixará um legado no clube no quesito administração, patrimônio e finanças.

    Acredito que o Clube do Remo será um Fortaleza daqui para frente.

    Futuramente veremos o Remo ser protagonista no futebol brasileiro e sul-americano.

  8. Até a mucura já modificou o seu estatuto dando chance para o seu sócio torcedor ter direito ao voto , no Remo as coisas caminham no passo de lesma sem mudanças e continua com o mesmo estatuto de fundação arcaico, o Remo nesse últimos 5 anos foi onde mais entrou dinheiro da História não esqueçamos disso e muito desse dinheiro foi jogado fora com contração desastrosas , não sei se intencional para alguém ganhar em cima disso com multa rescisória de enxurrada de jogadores e comissão técnica o Remo ultimamente vem se tornando um time de amigos e a casa da mãe Joana onde todos mandam menos o presidente até jogador usuário de drogas trouxeram , e contratam executivo e analista de desempenho mais quem indicam são os amigos da diretoria

      • Mto simples, Clube de futebol ou é Sociedade sem fins lucrativos ou Associação Desportiva ( Tirando as SAF’s). Então o certo era o Presidente e os conselhos serem eleitos pelos sócios/membros torcedores aptos ..esse deveria ser o certo. Porém “estatutos” q privilegiam e protegem alguns enraizados no clube impedem q isso aconteça. Caso seja essa a situação no Remo , se deveria lutar para mudar o estatuto e botar os torcedores aptos para votarem tto para Presidência como para os conselhos.

  9. A atual gestão está de parabéns! Não fomos tão bem no futebol, mas mesmo assim vieram alguns títulos, como a Copa Verde e os 3 paraenses, infelizmente a COVID nos tirou o Bi da série C. Fora das 4 linhas um excelente trabalho, com quitação de dívidas, pagamentos em ordem e em dia e, a cereja do bolo, um CT. A base começa a dar frutos e o sucesso virá no futuro, tenho certeza. Para FB, missão cumprida! Que o próximo melhores onde houve erros e mantenha os acertos realizados!

  10. Ótima diretoria admistradora de finanças, péssima recrutadora de pessoas para o fim principal, o futebol. Sejam jogadores, executivos, técnicos, é tanta função que nem sei. O que fizeram o Galvão e Agnaldo mesmo?

  11. Apesar de alguns insucessos na gestão do futebol, inegavelmente podemos dizer q a gestão administrativa / financeira do Remo pode ser contada Antes de Bentes e Após Bentes.
    Eu seria a favor de um novo mandato do Bentes, se ele profissionaliza-se todo o departamento de futebol e análise do clube, montando um projeto esportivo em conjunto com esse departamento e o técnico que prioriza-se o uso de jogadores da Base do Leão. E assim se mantivesse trabalhando na área q entende e atuou bem esses anos todos q é a administrativa e financeira.
    Se não for candidato , apoiaria alguém com as ideias alinhadas a atual gestão em questão financeira, podendo até deixar o Bentes como responsável por essa setor, com poderes de autonomia para tal e torcer mto para q o novo presidente seja Capaz no lado do futebol.

  12. O Leão atingiu sua maioridade, parabéns a torcida Fenômeno Azul e ao Presidente Fabio Bentes, para que o Leão fique entre os 20 maiores Clubes do Brasil vai ter que atingir 10.000 sócio torcedor adimplente, e neste caso vamos ter ajudar na campanha financeira de ampliação do Baenao BANPARA para 10.000 cadeiras cobertas, acredito que os engenheiros e arquitetos projetistas já estão elaborando o projetor para ser apresentado a família Azulina. O VERDADEIRO LUGAR DO LEAO É ESTAR ENTRE OS 20 MAIORES DO BRASIL.

  13. sou de acordo com a permanência do Catala, claro que essa nova diretoria façam um bom trabalho no departamento de futebol. boas contratações, que não tragam mais jogadores que venham só manar na teta do leão.

  14. Sinceramente que nunca mais venham os sangue sugas lisos se aproveitar do clube do remo pra aparecer e deixar o clube endividado se fizer dívida de forma irresponsável tem que pagar como fiel depositario de fato….”puros avalistas pelas suas irresponsabilidade”vamos ficar atentos com esses picaretas que se acham com qualidade pra ser gestor de uma grande nação chamada de clube do remo ‘,, fenômeno azul maior torcida do norte.

  15. Bom Dia galera, não poderia de deixar aqui a minha opinião,a primeira é porque não podem antecipar essa eleição para novo presidente, e assim começa as contratações de novos jogadores acerta com os que irão permanecer na temporada, e tbm agilizar esses treinamentos para poder entrar com garra pra 2024 se estão deixando tudo para o final do Ano e quanto tempo vão começar a ver jogadores,e tem uns que já estava no elenco e que tem condições de seguir na temporada, como exemplo. Diego Ivo foi que defendeu muito o clube nos últimos jogos, Lucas Marques, e outros que vcs sabem quem São, muriqui que gostaria de continuar no clube,e más uma coisa gente eu gostaria que a torcida AZULINA deixassem pra trás os erros que aconteceram em Campo neste ano vamos focar no Ano que vem e para isso temos que esquecer o passado ok se alguns jogadores forem recontratados, que venham com outro aspecto de jogador de garra pois eles já conhecem o clube ok obrigado essa é minha opinião.vamos pensa por esse lado.

  16. Parabéns FB,vc teve milhões de falhas(muitas até por falta de experiencia),mas deixou seu legado escrito nas páginas AZULINAS.,eu confesso que nunca tinha visto o Remo com essa DIGNIDADE FINANCEIRA que hoje temos,Parabéns!!!

  17. Administrativamente, Fábio Bentes foi perfeitos.
    Pecou por não formar bons times, sempre trazendo um número grande de volantes, se esquecendo de bons meias de criação e bons atacantes. Muitos vieram mas não corresponderam com a fama. Outros tantos, em fim de caminhada, nada produziram.
    Parabéns ao presidente que foi o responsável por nos devolver o Baenao, nos dar um CT, acabar com as dívidas trabalhistas e um NASP respeitado.

  18. O fato de as dívidas terem sido quitadas, somado à aquisição do CT, não dá para condenarmos o presidente Fábio Bentes, apesar do fracasso nas contratações de jogadores, entretanto, ele merece o nosso elogio. O próximo presidentes deve ser uma pessoa qualificada para saber administrar as finanças do Clube e, algo também de muita relevância, ter competência para saber contratar jogadores que venham ajudar, realmente, nos objetivos do clube na próxima temporada.

  19. Amigos,, eu sou sócio torcedor e digo que quem é torcedor apaixonado, mas acima de tudo consciente. Sempre defendo a gestão do Bentes. Por que de longe, mas muito de longe em 50 anos, ele foi o melhor presidente que tivemos. As gestões anteriores só o Levi foi Campeão Brasileiro. ainda sim, em uma divisão que não dá um Título de grande expressão.
    Ser um gestor de um clube de massa aonde a pressão é maior que geri um clube do Nordeste por exemplo. Precisa sempre ter um equilíbrio e mais braços possíveis para lhe ajudar e o Bentes precisava confiar nas pessoas que lhe acessoravam, então é o risco que se corre, mas como não errar como ser humano e excesso de entusiasmo, agora omissão ninguém pode acusar o Fábio. Foram 5 anos lutando contra o sistema do Futebol, fomos claramente prejudicado na série b em 2021 e ano passado e esse ano na série C, dizer que os jogadores foram incompetentes, não cabe o os 100% de acusação, Amigos desanima quando tu entregas o teu máximo e um Juiz prejudica com. Seu erro, volto a dizer ele é ser humano, agora quando os erros são só para um clube, no caso o nosso, fica difícil. Os jogadores e a comissão técnica fica sendo acusado sem poder escrachar com os comandantes do sistema.

Comments are closed.