Nelson Tupinambá, Marco Pina e Gilmar Nascimento – Foto: Alexandre Alencar (Roma News)
Nelson Tupinambá, Marco Pina e Gilmar Nascimento – Foto: Alexandre Alencar (Roma News)

Os 4 pré-candidatos à presidência do Remo oficializaram as inscrições de suas respectivas chapas para as eleições do clube, que ocorrem no dia 12/11, no ginásio Serra Freire, em Nazaré.

A última a entregar a documentação necessária para o ato de participação no pleito foi a “Por Um Remo Mais Forte e Vitorioso”, que tem o advogado criminalista Marco Antônio Pina, conhecido como “Magnata”, como candidato a presidência, tendo Gilmar Nascimento e Hermes Tupinambá como vices.

A inscrição foi feita na secretaria do clube, na sede social, na Avenida Nazaré, na tarde desta quarta-feira (11/10). À noite, o pré-candidato participou do evento de lançamento oficial da chapa, ao lado de apoiadores e dos candidatos a vices.

O ex-meia Eduardo Ramos também esteve presente declarando apoio formal à Magnata. O ex-camisa 10 do Leão deve assumir um cargo na Diretoria de Futebol caso o advogado seja eleito.

As inscrições de chapas para o Conselho Diretor (Codir) e para concorrer a um assento no Conselho Deliberativo (Condel) encerram nesta sexta-feira (13/10).

Após o fechamento do prazo, todas as candidaturas serão avaliadas por uma comissão eleitoral, que será formada no sábado (14/10). Entre outras coisas, serão avaliados se todos os membros das chapas e candidatos a conselheiro inscritos estão regularizados e em dia com suas obrigações junto ao clube.

Apesar de ter sido o último a se inscrever, Marco Pina foi o primeiro a anunciar sua pré-candidatura, muito antes do período eleitoral começar.

Após fazer campanha, mas desistir de concorrer aos pleitos em 2016, 2018 e 2020, Magnata intensificou a oposição ao atual presidente Fábio Bentes nos últimos anos, principalmente depois do rebaixamento à Série C, no final de 2021, sempre reforçando o desejo de assumir o Leão durante este processo.

Conselheiro do clube, Marco Pina não possui cargo na diretoria azulina desde 2015, quando integrou a comissão de futebol durante a gestão de Manoel Ribeiro. Antes, em 2014, chegou a assumir a vice-presidência da gestão Zeca Pirão, cargo então de Maurício Bororó, que saiu para ser vice-presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF) na época.

Além da chapa encabeçada por Magnata, outras 3 chapas estão inscritas. Representando a situação, a “Remo mais Forte” tem o atual vice Antônio Carlos Teixeira como candidato, ao lado do então presidente do Condel, Milton Campos, e do diretor comercial do clube, Glauber Gonçalves.

Outra que possui membros da atual gestão, mas não é apoiada publicamente por Fábio Bentes, é a “Frente Azulina”, que tem como candidato a presidência o atual diretor de comunicação e marketing, o cientista político Renan Bezerra, com os vices Carlos Magno e Diego Bessa.

A primeira a formalizar a inscrição foi a “Avança Remo”, do empresário Jader Gardeline, trazendo Fernando Guga e Miguel Ângelo como vices. Gardeline foi diretor comercial do Remo em 2016, durante o mandato “tampão” de André Cavalcante, que durou menos de 1 ano, em razão das renúncias do presidente Pedro Minowa e do vice Henrique Custódio. O atual presidente Fábio Bentes era o vice de Cavalcante.

O Liberal.com, 12/10/2023

11 COMENTÁRIOS

  1. Após assistir a apresentação da chapa do magnata, ratifou ainda mais o meu voto na chapa dele juntamente com Artur Lira sócio da empresa que administra o Fortaleza que também administrará o Remo, shou de bola…..

  2. Xô vampiro parasita!

    O Magnata foi desmascarado em recente debate como dirigente e agenciador de jogadores, por exemplo, esse ano foi dirigente do Amazônia e lá colocou jogadores através de sua empresa MP Sports, no final esse clube foi rebaixado no paraense.

    Imagina o Magnata como presidente e o Eduardo Ramos como diretor de futebol, com toda essa grana que o Remo tem hoje?!

    O fato é que o Magnata com seus mais de 20 como dirigente do Remo tem no seu currículo os vergonhosos anos no futebol, como as quedas de série e período que o Remo nem série teve para jogar. Como gestor não fez sequer um serviço de valor agregado ao clube, pelo contrário, o Remo só se afundou em dívidas.

    O Magnata é o representante dos malfeitores que quase faliram o Remo, é a volta dos anos terríveis que quase fecha as portas do clube e que humilhou tanto o torcedor remista.

    • fora tu e esse magnata…..vai enxugar gelo lá do outro lado da Alte. Barroso, no chiqueirão da mucura pirenta.

  3. Realmente assistir o projeto do Magnata, é isso que o Remo precisa de profissionalismo, e está empresa que administra o Fortaleza , mostrou ontem na apresentação do projeto, tudo que o Remo precisa fazer para Subir de divisão, o selo de time formador de base , com isso o Remo evita que as suas jóias sejam levadas de graça e o Remo como time formador não receba nada , melhorar a posição no ranking da CBF e como arrecadar mais dinheiro e os investimentos na infraestrutura de todo o clube, transformando a sede social como atrativo para seus sócio , com um bom restaurante, com boa alimentação melhore muito sua estrutura para receber seus sócios atrações musicais, entre outras, mas o que né chamou atenção foi a questão do profissionalismo , profissionalizar todos departamento e a empresa mostrou todos o dados que o Fortaleza teve que fazer para se tornar o que hoje é, quem tiver interesse é só procurar nos canais e no YouTube uma pequena esplanacao do que o Remo precisa para ser gigante e voltar aos seu dias de glória no cenário Nacional e regional foi uma aula de como o Remo pode arrecadar 4 x mais do que arrecada e o critério na contratação de jogadores por idade , diminuição de jogadores no D.M no fortaleza até 27 anos para conseguirem acesso, e preciso acabar com essa mamata no Remo de presidente colocar todos seus familiares e amigos para ocuparem cargos , e também colocar abelhudo que não entendem nada de futebol

  4. Cidadão nocivo ao Remo em todas vezes que passou no clube e provavelmente por isso é que desde 2015 não participa de nada no clube pelo legado de prejuízo que deixou em seu rastro no clube, entre eles participação na destruição do Baenão, pois foi vice do Pirão. No futebol abandonou o Remo nas primeiras dificuldades. Portanto pergunta-se: que cabedal de gestão no Remo que faz desse senhor pretender a presidente no clube? Pelo seu passado no clube, nem um sequer. Enfim! Espero que os Remistas de fato, não se deixem enganar por visões restritas de um timaço de futebol, mesmo porque muitos fizeram essas promessas, endividadaram o clube, afundaram o clube pois defenderam interesses que não do Remo, vaidades e o resultado se sabe, para quem tem memória. Um Remo forte se faz com gestão financeira responsável capaz de conseguir resultados, inclusive no futebol, com efetividade e tudo se faz degrau por degrau. O alicerce para essa construção foi feito nessa gestão e por isso a necessidade da continuidade. Outra coisa é o ER na diretoria de futebol. ER foi muito bom, craque, dentro do campo, até quando conseguiu ou resistiu jogar por conta dele mesmo, pois deixou de fazer isso precocemente comparado a outros atletas que melhor geriram, com responsabilidade, sua vida profissional. Pelo que se pôde assistir, com o futebol de craque que têve, nem sua vida profissional administrou bem diante de todas as polêmicas, noticiadas, que gerou.

    • Grande remista Jamil, esse teu texto traduz com veemência tudo que representa o malfeitor Magnata ao Remo, esse sujeito já deveria ter sido expulso do quadro de sócios, impedido de concorrer à eleição do Remo pelos imensos prejuízos que deu ao clube.

      O Magnata vem com um monte de promessas fantasiosas para enganar as pessoas, esse sujeito não tem credibilidade e certamente a maioria dos associados o conhecem e não são bestas em cair na sua lábia, pois esse sujeito que é agenciador de jogadores e evidentemente quer a presidência do clube para se apoderar, junto com os sanguessugas que o apoiam, da alta grana que está entrando no Remo.

      A chapa do Tonhão com o Milton Campos merece o voto nessa eleição porque é a continuidade do clube como organização crescente, sólida, solvente e lucrativa, gestão responsável e idônea, assim a real garantia do alto aporte para formar um plantel forte e competitivo para 2024 brigar pelo acesso.

  5. Magnata representa tudo aquilo que deixou o Remo sem divisão. Gestão amadora e dívidas! Além de ter abandonado o clube quando o Leão estava no fundo do poço… Agora aparece como salvador da pátria…

Comments are closed.