Renan Bezerra
Renan Bezerra

Com base no retorno positivo das ações de marketing do Remo, o diretor Renan Bezerra destacou que o insucesso no futebol profissional, carro-chefe do clube, ainda é um grande termômetro para a conquista de resultados expressivos em sua diretoria.

Assim como o planejamento para a próxima temporada segue sendo montado de maneira cuidadosa pelo Departamento de Futebol, o mesmo tem ocorrido com o Marketing, já que algumas iniciativas ainda devem ocorrer ainda ao longo do calendário 2022.

“Ainda estamos finalizando o projeto. Marketing e Comunicação do clube fazem parte de uma engrenagem de todo um complexo. Precisamos fazer uma avaliação antes, no ecossistema do clube, para que a gente possa definir algumas projeções para 2023. Já saiu o calendário da CBF, então já sabemos os jogos que teremos nessa fase inicial. Temos um calendário de ação e eventos para trabalharmos”, explicou o diretor.

Para Bezerra, todas as variáveis precisam estar na mesa na hora de traçar as estratégias.

“O gestor pensa em inúmeros tipos de possibilidades, desde o lado positivo até o fracasso. Estamos identificando possíveis ameaças e, por isso, trabalhamos de maneira preventiva para alguns contextos. Se chegarmos em uma final, temos um produto engatilhado, mas se tivermos uma eliminação precoce, sabemos o que será necessário fazer ou não em termos de marketing”, contou.

No último domingo (09/10), os paraenses celebraram o retorno presencial do maior evento de fé do mundo – o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o primeiro após a paralisação em virtude da pandemia de Covid-19.

Naturalmente, diversas áreas fazem seu papel para enaltecer o período conhecido como o “Natal dos paraenses”, como é o caso do esporte, através de ações e iniciativas, algo feito pelo Clube do Remo em parceria com a diretoria de festas do Círio para o lançamento de uma camisa oficial para este ano de 2022 em homenagem à Rainha da Amazônia.

“Para nós, é muito importante manter essa parceria com o Círio. É o 3º ano consecutivo. O Clube do Remo é pioneiro nessa empreitada, foi o primeiro clube da Amazônia a ser parceiro oficial do Círio, depois vieram outros clubes. Para nós é tão importante porque quando se contribui com um produto oficial e com o selo do Círio, você contribui com a Paróquia de Nazaré e as obras. Para nós, isso é muito importante porque você ajuda o próximo”, disse.

O desenvolvimento das camisas segue o mesmo protocolo de estudo de campo e realização efetuada pelo Departamento, algo que já ocorre há algum tempo. O Marketing, mais uma vez, esteve responsável pela elaboração do layout, que teve como inspiração elementos da berlinda para ilustrar a fé do torcedor azulino. Batizada de “Avivamento”, a camisa tem como principais elementos a berlinda, a corda e as flores.

“Tem se mostrado muito proveitosa, com uma série de campanhas. Foram muito positivas, pois além de incrementar a marca do Clube do Remo, uma valorização, tivemos uma série de ganhos financeiros com isso, com venda de camisas, de produtos, enfim. Toda essa monetização das redes, engrenagem, são várias as áreas que conseguimos ter um incremento positivo na temporada”, comentou.

A presença azulina pelo 3º ano consecutivo em parceria com a festividade do Círio de Nazaré foi uma de várias ações organizadas pelo Departamento de Marketing azulino no decorrer da temporada. O diretor fez um balanço sobre a ação e, ao mesmo tempo, fez uma projeção para os próximos eventos que serão enfatizados através do marketing do clube.

“Se a gente for levar em consideração que o ano ainda não acabou, porque ainda tem Copa do Mundo, Consciência Negra, Natal, Réveillon, ainda temos uma série de datas importantes, umas sociais e outras comerciais, não somente para posicionamento de marca, mas para faturar. A gente ainda tem praticamente uma data importante por mês até o fim do ano e acreditamos que vamos ter um saldo positivo”, concluiu.

Diário do Pará, 10/10/2022

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.