Baenão
Baenão

O Clube do Remo completou neste domingo (15/08), 110 anos de reorganização e 104 anos do estádio Evandro Almeida, o Baenão.

Um dos maiores clubes do Norte do país, reconhecidamente possuidor de umas das torcidas mais apaixonadas do Brasil, o Leão comemorou a data que marca a reestruturação iniciada por 11 remistas, em 1911.

Fundado em 1905, o então Grupo do Remo passou por uma crise 3 anos depois, levando o desembargador Alfredo Barradas a decretar a extinção do clube. Uma pequena parcela não concordou com a decisão, tomando como medida o sequestro dos barcos pertencentes à agremiação para que “não caíssem em mãos erradas”. As embarcações foram levadas a um galpão no terminal de Miramar, onde ficaram escondidas.

Em julho de 1910, tiveram conhecimento de que o contrato de aluguel da antiga sede com um estabelecimento comercial havia terminado e de que, finalmente, poderiam readquiri-la.

No dia 15/08/1911, os 11 azulinos navegaram em 3 embarcações até Miramar para rebocar todo o material que estava ali depositado, chegando ao destino em torno das 08h. Somente às 19h partiram com todo o patrimônio para a sede. Esse ato concretizou a famosa reorganização do Grupo do Remo.

Oscar Saltão, Antonico Silva, Rubilar, Jaime Lima, Cândido Jucá, Harley Collet, Nertan Collet, Severino Poggy, Mário Araújo, Palmério Pinto e Elzeman Magalhães foram os heróis que tornaram possível o sonho de renascimento da antiga agremiação, entrando para a história do clube como o célebre “Cordão dos Onze”.

Até hoje, a data de 15/08 é festejada tal qual o aniversário de fundação do clube (05/02). No dia 16/11/1911, o Grupo do Remo conquistou o título de campeão paraense de remo, o primeiro de muitos que estavam por vir.

Neste domingo (15/08) também é comemorado o aniversário de 104 anos do histórico Baenão. O estádio Evandro Almeida, que leva o nome de um ex-atleta e dirigente azulino notabilizado pela dedicação ao clube, tem localização privilegiada – de frente para a avenida Almirante Barroso, a principal via de entrada e saída de Belém, na esquina da travessa Antônio Baena.

A superfície do Baenão chega a 21.788,80 m². Ele tem 84 metros de frente, 243 metros pela lateral direita, 189 metros pela lateral esquerda, tendo 74 metros ao fundo.

Roma News, 15/08/2021

13 COMENTÁRIOS

  1. Esses 11 heróis merecem, num futuro museu, estátuas de cada um para que gerações futuras e o mundo conheçam o amor que eles tiveram. Graças a eles podemos rugir alto com nosso LEÃO AZUL!

  2. Parabéns ao clube do Remo, parabéns ao nosso querido estádio Evandro Almeida o baenao onde vivi muitas glórias vendo o clube do meu coração jogar um jogo inesquecível para mim foi o jogo contra o bota fogo pela copa do Brasil dois gols de Zezinho um deles de bicicleta parabéns Leão azul amanhã é eu que estou aniversariando meu presente do Leão azul é uma vitória na terça feira contra o confiança saudações azulinas e unidos para luta

  3. Remo 100% lá pra frente tem algum projeto que transforme o baenão em uma mini ARENA?E TAMBÉM EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DAS CABINES DE TRANSMISSÃO PASSAREM PARA O OUTRO LADO?

  4. Parabéns filho da Glória e do Triunfo! Imenso é o meu orgulho por ti.
    A tua torcida te levantou e sempre estará contigo nas mais árduas jornadas.
    Obrigado ao Presidente Fábio Bentes, que tem feito uma gestão impecável.
    Avante meu Leão.

Comments are closed.