Artur Oliveira
Artur Oliveira

Ainda sem poder assinar contratos ou fechar acordos, as duas chapas candidatas à presidência do Clube do Remo se esquivaram bastante de apontar nomes para o carro-chefe do clube, o futebol. Com a proximidade das eleições, no entanto, algumas situações começam a ser esclarecidas.

Tanto a Chapa 1, de Zeca Pirão, quanto a Chapa 2, de Pedro Minowa, ventilaram os nomes que pretendem chamar para a direção de futebol do clube – que faria a ligação com o profissional de fora que viria para ser o executivo. São nomes conhecidos do torcedor, embora de naturezas distintas.

Com Zeca Pirão, o nome de Artur Oliveira, ex-jogador e treinador do Leão, ganha força; enquanto Minowa deve apostar no nome de Albany Pontes, ex-diretor do próprio Remo.

Artur é ídolo do Remo, mas a função de dirigente não lhe é algo comum. Apesar de ter assumido esse posto no Rio Branco (AC), em 2008, quando o time fez boa campanha na Série C, ele mesmo desconsidera a experiência.

“No Rio Branco (AC) meu trabalho foi mais de apoiar amigos a alavancar um projeto para o clube crescer. A experiência que gostaria de trazer para dentro do Remo é a que adquiri com a minha passagem por grandes clubes do futebol nacional e internacional”, declarou Artur, em uma entrevista em 2013, antes do convite da Chapa 1, a qual ele apoia publicamente.

Albany Pontes é conselheiro do Remo há muitos anos e começou a trabalhar na direção do clube durante a difícil fase quando o Remo foi rebaixado da Série C e passou à sua realidade atual de time sem divisão. A dinâmica de marcar amistosos pelo interior e garimpar atletas nesses jogos foi uma das funções que ele executou tanto no mandato de Amaro Klautau, quanto de Sérgio Cabeça.

Artur e Albany, no entanto, não são o tão prometido “gerente de futebol”, mas o elo entre a direção do clube e esse profissional de fora. A Chapa 1 segue sem apresentar um nome para o cargo, embora afirme que o contrato já esteja praticamente firmado. A Chapa 2, diante da recusa de Maico Gaúcho, aposta em Gustavo Mendes, executivo de futebol do Macaé (RJ) durante a última Série C.

Diário do Pará, 10/12/2014