Eleições
Eleições

A primeira eleição direta da história do Remo pode se transformar em um imbróglio jurídico de grandes proporções, com graves consequências para o futuro do clube. A vitória da Chapa 2, encabeçada por Pedro Minowa e Henrique Custódio, por apenas 18 votos de diferença (647 a 629) desencadeou pedidos de impugnação por parte da chapa de situação, do presidente Zeca Pirão. Inconformados com o resultado, os defensores da Chapa 1 apresentaram recursos à comissão eleitoral logo depois de encerrada a apuração.

Na verdade, a primeira impugnação havia sido formalizada antes mesmo da apuração da primeira urna. Os festejos dos vencedores foram sufocados pela atitude da chapa derrotada, que inicialmente pareceu aceitar o resultado, mas depois reagiu pedindo a impugnação de urnas.

O presidente da comissão eleitoral, Altemar Paes, informou aos sócios e conselheiros presentes que não aceitava os pedidos de impugnação, mas respeitava a decisão dos dois outros membros da comissão, que pediram 48 horas para decidir sobre a aceitação ou não dos recursos da chapa situacionista.

Enquanto as discussões se desenrolavam junto à mesa eleitoral, apoiadores das duas chapas entravam em conflito, discutindo muito e chegando a iniciar um “empurra-empurra” dentro do ginásio Serra Freire, logo contornado por conselheiros e eleitores.

Altemar Paes observou que na reunião que irá deliberar sobre as impugnações será buscada uma conciliação em torno do resultado apurado. O argumento dele e de outros beneméritos é o de que o Remo não pode ficar paralisado em momento tão importante da temporada. Uma eventual batalha jurídica pode mergulhar o clube em incertezas que irão afetar o planejamento para a temporada 2015.

Um chamado ao bom senso está sendo articulado por figuras influentes dentro da agremiação. Ao mesmo tempo, especula-se que tanto Zeca Pirão quanto Pedro Minowa já se cercam de advogados para tentar preservar seus interesses na disputa eleitoral.

Em comunicado postado nas redes sociais ontem à tarde, Henrique Custódio, vice-presidente na chapa de Minowa, conclamou o presidente Zeca Pirão a aceitar o resultado em prol do futuro do Remo.

NOTA OFICIAL DA CHAPA 2 ACERCA DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DO REMO
Amigos e amigas sócios azulinos em geral.
Ontem tive uma das maiores alegrias da minha vida, ser eleito presidente na primeira eleição direta da nossa história depois se várias derrotas, foi muita felicidade. Peço ao ex-presidente Pirão, que é um grande remista, que desista de recurso que só servirá para tumultuar o ambiente azulino, atrasar a montagem do plantel 2015, alimentar rixas, prejudicando a união dos remistas pós-eleição e, finalmente, jogando o Remo em uma infindável briga jurídica que só quem perderá será nosso amado Clube do Remo. Não podemos e não precisamos passar pro isso.
O presidente da Comissão Eleitoral, Dr. Altemar Paes, já disse que o processo foi normal, as urnas foram apuradas e é intempestivo recursos agora.
Vamos respeitar o desejo dos sócios.
Torcida azulina e meus amigos sócios, o momento agora é de trabalhar de construir um plantel forte para 2015, apoiar nossos esporte a amadores, pagar funcionários resolver as questões trabalhistas, retomar as obras do Baenão e fazer nosso povo feliz.
Conto com apoio de todos os remistas de sangue azul.
Viva o Clube do Remo!
Pedro Minowa – Presidente do Codir
Henrique Custódio – Vice-presidente do Codir

Blog do Gerson Nogueira, 10/11/2014