Eleições
Eleições

Nem Pedro Minowa, nem Zeca Pirão. O Clube do Remo está sem presidente, e por tempo indeterminado. Após a votação ocorrida no último sábado, 08/11, que elegeu Minowa, seguida pelo pedido de impugnação da votação pela chapa de Pirão, a Comissão Eleitoral azulina decidiu por anular as eleições presidenciais, que serão realizadas novamente em nova data a ser definida. Essa é a primeira vez que o Leão realiza eleições diretas para o Conselho Diretor.

A decisão foi divulgada na noite desta segunda-feira, 10/11, por volta das 19h45. A Comissão esteve reunida em uma sala isolada na sede social do clube durante a tarde e se pronunciou apenas no início da noite.

Apesar da presença maciça da imprensa, candidatos e correligionários na sede remista, o resultado da deliberação foi declarado por telefone pelo presidente da Comissão Eleitoral, Altemar Paes, aos candidatos Zeca Pirão (Chapa 1) e Henrique Custódio (Chapa 2).

Segundo Paes, o ofício ainda demoraria cerca de 2 horas para ser redigido e finalizado e, em respeito aos que aguardavam a decisão, o resultado foi adiantado aos candidatos, que se declararam injustiçados e prometeram recorrer da decisão na Justiça.

Altemar Paes foi o único com parecer favorável a chapa de oposição, encabeçada pelo empresário Pedro Minowa e o médico cardiologista Henrique Custódio. No entanto, os outros dois membros da Comissão, Roberto Porto e Carlos Gama, preferiram anular a votação de sábado e realizar uma nova. A data ainda será definida.

“Acabei de receber uma ligação do Dr. Altemar Paes, presidente da Comissão Eleitoral, e ele me informou que, apesar do voto dele ter sido a favor de que se mantenha o que as urnas falaram, o que o associado falou, a decisão da Comissão é anular toda a eleição, inclusive de Conselho Deliberativo e Conselho Diretor. Toda a eleição está anulada”, informou.

“A Chapa 2 faz um protesto e o nosso departamento jurídico irá recorrer, porque, segundo o Dr. Altemar Paes, ele simplesmente mostrou o artigo do código eleitoral dizendo que as urnas foram validadas, foram contadas. Ele se baseou, se fundamentou, dentro da lei eleitoral. Ele é juiz e se fundamentou para dar o voto de não anulação. Então, nós estaremos entrando amanhã (terça-feira, 11/11) com um recurso para reconhecer o direito do nosso presidente Pedro Minowa e ao meu, como vice-presidente”, completou Henrique Custódio, porta-voz de Paes na coletiva na sede do Remo.

A anulação também não foi comemorada por Zeca Pirão e demais membros da Chapa 1. Mandatário do clube até o último dia 07/11, ele acredita que deveria ser reempossado presidente, já que, sem as urnas impugnadas, teria mais votos que o adversário, Minowa.

“O resultado da eleição é injusto, porque a lei eleitoral é clara. Nós impugnamos as 5 urnas antes de serem conferidos os votos, nós não tivemos nenhuma liberação de mandar contar os votos. O presidente (da Comissão) teve autonomia de fazer isso por conta própria, então ele que assuma a responsabilidade”, disse.

“Deveriam, sim, dar imediatamente a posse para a gente, já que nós ganhamos a eleição na normalidade, não temos culpa de ter mais votos do que pessoas e (as urnas) foram impugnadas antes de vermos os votos, ninguém sabia de nada. Me sinto penalizado por isso, mas a democracia tem que prevalecer, o Clube do Remo é maior do que todos nós e isso não é bom para o Remo. Espero que isso seja resolvido o mais rápido possível para podermos dar continuidade no trabalho e levar o Remo para aonde ele merece”, afirmou Pirão.

[colored_box color=”yellow”]Entenda o caso

A eleição para escolha do presidente do Remo aconteceu no último sábado. Um total de 1.276 sócios votaram e, no final, Pedro Minowa levou 647 votos, contra 629 de Zeca Pirão, uma diferença de 18 votos. Porém, Pirão pediu a impugnação de 5 urnas, que teriam mais votos do que assinaturas. No final, partidários das duas chapas se envolveram em um pequeno tumulto na sede social do clube.

“O que aconteceu foi que urnas foram impugnadas por causa de uma ‘incoincidência’ no número de votos e de inscritos. Por conta dessa divergência de números, o atual presidente, Zeca Pirão, pediu a impugnação de urnas. Caso os dois votos sejam a favor da impugnação, será feita uma nova contagem dos votos das urnas que não forem impugnadas, enquanto que as outras terão os votos anulados. Enquanto isso, ainda não podemos dizer quem será o novo presidente”, explicou Altemar Paes.[/colored_box]

Globo Esporte.com, 10/11/2014