Assembleia Geral aprova novo Estatuto Social do Clube do Remo
Assembleia Geral aprova novo Estatuto Social do Clube do Remo

Sócios e conselheiros azulinos estiveram reunidos ontem à noite, na sede social da Avenida Nazaré, em Assembleia Geral para deliberar sobre a reforma estatutária do clube. Após quatro horas de discussões, polêmicas e intensa participação dos presentes, o documento foi colocado em votação e, por unanimidade, aprovado o novo Estatuto Social do Clube do Remo. De acordo com o vice-presidente do Condel remista, Raphael Levy, mais de 180 sócios participaram da reunião desta terça-feira.

A alteração estatutária referendada pela Assembleia vinha sendo preparada desde 2010 por um Grupo de Trabalho composto por conselheiros especialistas em Direito, como o promotor público Benedito Wilson Sá, que elaborou a primeira versão do novo documento, e o procurador do Estado, Angelo Carrascosa, que coordenou a comissão formada por Josias Campos, Silas Moinhos e outros. Entre outras mudanças, o Estatuto reformulado estabelece uma mensalidade de R$ 90 a ser paga pelos conselheiros eleitos a partir das próximas eleições.

A principal mudança, contudo, foi em relação à democratização da gestão do clube. Agora os associados poderão eleger diretamente o presidente executivo. A primeira eleição com voto direto será realizada em novembro de 2014. Até agora, os sócios elegiam o Conselho, que de forma indireta escolhia o presidente. O número de integrantes do Condel permaneceu o mesmo (100 efetivos e 50 suplentes), sendo que todos eles serão eleitos pela Assembleia Geral, bem como os membros do Conselho Fiscal.

“Acreditamos que a manutenção do número de conselheiros e de beneméritos não atrapalhará em nada a nossa meta que é de tornar o Conselho um órgão mais atuante e com poder de fiscalização dos atos do Conselho Diretor”, comentou Thiago Passos, atual diretor de futebol remista e ex-presidente da Assoremo (Associação de Sócios do Clube do Remo), que teve todas as suas 30 emendas aprovadas na Assembleia de ontem.

Segundo Angelo Carrascosa, tão logo seja cumprida todas as formalidades de registro, o Condel remista disponibilizará, na íntegra, a versão do novo Estatuto Social, quando os demais associados e torcedores em geral poderão conhecer todas as novidades.

O Liberal, 14/08/2013