Raphael Levy
Raphael Levy

Satisfação. Esse é o sentimento de grande parte da diretoria e torcedores do Clube do Remo após a aprovação do novo Estatuto do Leão, discutido em Assembleia Geral na sede do clube, na noite desta terça-feira (13/08). Entre as novidades, o Estatuto azulino ordena eleições diretas para a presidência, transparência e pagamento de mensalidade triplicada dos conselheiros.

Raphael Levy, presidente em exercício do Conselho Deliberativo (Condel), se disse feliz com os rumos tomados pelo clube paraense. Segundo ele, mais de 150 artigos formam o atual Estatuto remista, sendo que apenas 40 emendas foram colocadas para discursão entre sócios e beneméritos.

“Com poucas mudanças, foi o que se esperava para o Clube do Remo. Prova do sucesso foi que as maiorias das 40 emendas discutidas tiveram uma maioria esmagadora de aceitações dos presentes na reunião, sendo que apenas duas emendas nós precisamos contar os votos porque não ficou claro qual teria sido a parte vencedora da votação. Estamos muito felizes com o resultado”, concluiu.

Confira algumas das mudanças do novo Estatuto:

Eleições Diretas – A partir da próxima eleição, no segundo sábado de novembro de 2014, o Clube do Remo conhecerá o seu presidente e vice-presidente de forma direta, com contagem de votos dos sócios do clube.

Transparência presidencial – O presidente do Clube do Remo não poderá tomar decisões sozinho, além de ter que ligar as decisões ao orçamento remista, decidido no início do mandato. Em casos específicos, o presidente remista terá que pedir autorização do Conselho Deliberativo para tomar decisões no clube.

Beneméritos em menor número – O Clube do Remo passará a contar como 30 Beneméritos, e não 40, como anteriormente.

Frequência rigorosa – As reuniões do Conselho Deliberativo terá contagem de frequência dos presentes. Em caso de muitas faltas, o mandatário poderá perder o posto.

Conselheiros pagarão mensalidade – Ficou decidido que todos os membros do Conselho Deliberativo terão que pagar uma mensalidade equivalente a três vezes o valor mínimo do Sócio Torcedor do clube. Atualmente, será R$ 90, já que a mensalidade mínima em exercício é de R$ 30.

Grupo de apoio na Diretoria de Futebol – Além da diretoria do Clube do Remo, um grupo formado por três conselheiros ficará responsável por auxiliar a Diretoria de Futebol do Remo.

Reeleição – Presidente e vice-presidente poderão se reeleger apenas uma vez ao cargo.

Globo Esporte.com, 15/08/2013