Remo 1x6 Internacional-RS (Raphael Andrade e Fabiano)
Remo 1x6 Internacional-RS (Raphael Andrade e Fabiano)

O técnico remista Charles Guerreiro esperava usar a partida de ontem contra o Internacional (RS) como motivação para o clássico de domingo com o Paysandu. No entanto, a goleada histórica por 6 a 1, além de eliminar o time na Copa do Brasil, deixou o Leão Azul ainda mais pressionado para a difícil sequência na Copa Verde, competição na qual terá que superar o maior rival para chegar à final. O saldo financeiro também foi péssimo para o clube paraense, já que o time gaúcho levou 60% da renda da partida.

O Inter mostrou superioridade durante os 90 minutos, controlando facilmente o meio de campo e chegando ao ataque a todo momento. O Leão, que praticamente não incomodou o goleiro Dida, não mostrou poder de reação e já foi para o intervalo perdendo por 2 a 0, gols de Fabrício e Rafael Moura. Na etapa final, logo aos 7 minutos, um gol contra de Max acabou com qualquer chance de reação azulina. Aránguiz, Alex e Rafael Moura selaram o massacre. Coube a Val Barreto marcar o gol de honra remista.

Assim como no jogo contra o Nacional (AM), Charles Guerreiro optou por começar com dois volantes (Dadá e Jhonnatan) e dois armadores (Athos e Eduardo Ramos) no meio de campo. A opção deixou o Remo sem poder de marcação no meio de campo e com extrema dificuldade para segurar a posse de bola. Nos poucos momentos em que a teve, não conseguiu armar as jogadas. O Inter realizou uma marcação bem mais forte do que o Leão e controlou o jogo facilmente.

Com esse cenário, o time colorado quase abriu o placar logo aos 8 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Ernando, que chutou à queima-roupa para defesa milagrosa de Fabiano. Dez minutos depois, porém, não teve jeito. Após novo escanteio, Alan Patrick se antecipou no primeiro pau e desviou, de cabeça, no canto esquerdo: Inter 1 a 0.

Mesmo em desvantagem, o Remo não conseguia esboçar reação. Errando muitos passes, acabava sofrendo com o assédio rival a todo momento. Assim, o Inter seguiu mandando no jogo e quase fez 2 a 0 aos 33′, em chute cruzado de Gilberto que quase entrou no ângulo direito de Fabiano. Coube então ao atacante Rafael Moura ampliar para os visitantes. Aos 42′, Gilberto enfiou bola no meio da zaga remista e o He-Man chutou forte na saída de Fabiano.

Na volta para o segundo tempo, Charles Guerreiro trocou Athos pelo atacante Zé Soares. Antes que a mudança pudesse ser testada, o Remo levou o terceiro gol. Jorge Henrique escapou pela esquerda e cruzou rasteiro para Rafael Moura. O zagueiro Max tentou se antecipar, mas acabou mandando a bola para dentro do próprio gol.

A partir daí, o Inter foi construindo a goleada em ritmo de treino. Aos 24′, Aránguiz fez o quarto gol em cobrança de pênalti que havia sido cometido por Eduardo Ramos. Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Alex cobrar uma falta com muita categoria, acertando o canto esquerdo, sem chance para Fabiano.

Aos 36′, Val Barreto recebeu bola na direita e chutou forte para descontar para o time da casa, mas Rafael Moura ainda marcaria o sexto gol gaúcho, aos 42′, fechando o placar. Ao Remo, resta voltar o foco para a Copa Verde e esperar por um desempenho melhor no Re-Pa de domingo.

Amazônia, 13/03/2014