A temporada oficial do futebol no Pará começa neste domingo (18/01), com a Super Copa Grão-Pará. Remo e Águia entram em campo para disputar a primeira taça a partir das 17h, no Mangueirão.
O valor técnico da competição é pouco mais que simbólico, mas a conquista adquire um significado maior na abertura de um ano tão especial para o Leão.
Por essa razão, entre os azulinos, mesmo que a Super Copa não tenha a mesma importância das demais competições do ano, há a consciência de que uma derrota teria efeitos desastrosos em plena preparação para a Série A.
O colombiano Juan Carlos Osorio estará pela primeira vez à beira do gramado comandando os remistas. O time deve ter a base da Série B, com a presença de alguns dos reforços contratados, com destaque para as possíveis participações de Yago Pikachu, Carlinhos, Patrick de Paula e Alef Manga.
Em campo, o Remo vai procurar mostrar o que foi treinado na pré-temporada. A curiosidade do torcedor está diretamente centrada no desempenho do time que pode vir a ser o da estreia na Série A.
A escalação deve prestigiar jogadores que participaram da conquista do acesso, como Marcelo Rangel, Klaus, Kayky, Victor Cantillo, Panagiotis e Diego Hernandez, mas é improvável que o sistema seja o mesmo que conduziu o Remo à Série A, baseado em transições rápidas e contra-ataques fulminantes.
Osorio tem um histórico de dirigir times que procuram sempre dominar o jogo, seja pela posse de bola ou pela marcação forte. Diante do Águia, um adversário teoricamente mais modesto, é provável que o Remo se lance ao ataque desde os primeiros momentos.
De modo geral, a expectativa é pela maneira como o novo Remo vai se comportar, já com a assinatura do novo comandante.
Pelo lado do Águia, desafiar um adversário de Série A, de forças renovadas e vivendo um momento especial, é tarefa complicada. O time marabaense encara o favoritismo do Remo na Super Copa Grão-Pará como uma oportunidade de mostrar que está pronto para fazer uma temporada de renascimento – em relação ao Parazão, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão.
O time traz mudanças importantes. A começar pelo gol, onde o titular é Jefferson. Na defesa, desponta o experiente Bruno Limão, titular da lateral-direita e remanescente do time campeão estadual de 2023. No meio-campo, o ex-tunante Tiago Bagagem está confirmado. A dúvida é quanto à escalação do atacante Kukri, que brilhou na Copa São Paulo de Juniores.
Outro aspecto a considerar é o trauma pelo trágico acidente com o ônibus da delegação que disputou a Copinha, que causou a morte do preparador físico Hecton Alves. Havia a intenção inicial de adiar a Super Copa, mas os clubes não chegaram a um acordo, o que resultou na confirmação do jogo para este domingo (18/01).
Blog do Gerson Nogueira, 18/01/2026


