Diego Hernandez – Foto: Raul Martins (Clube do Remo)
Diego Hernandez – Foto: Raul Martins (Clube do Remo)

Dando sequência ao cronograma de exames médicos e atividades com bola da pré-temporada, o Clube do Remo tem intercalado entre os atletas que estão presentes no Centro de Treinamentos do Retrô (PE), diversos testes conduzidos pelo Departamento Médico para o desempenho de atletas de alto rendimento dentro das quatro linhas.

Os procedimentos incluíram a aferição de medidas antropométricas, como peso corporal, altura, circunferências e percentual de gordura – este último obtido por meio do método de bioimpedância.

A partir desses dados, foi possível analisar a composição corporal dos atletas, levando em consideração a relação entre massa magra e adiposa, além do nível de hidratação de cada jogador.

O trabalho integrado faz parte do planejamento azulino para iniciar a temporada com o elenco em plenas condições físicas e nutricionais. De acordo com Pedro Bastos, coordenador do Departamento de Nutrição do clube, as informações coletadas já permitem o início do planejamento nutricional individual para a temporada.

“Inicialmente, realizamos a avaliação da composição corporal por meio da bioimpedância, analisando o percentual de massa muscular e de gordura apresentado pelo atleta. Com essas informações, já começamos a traçar o planejamento nutricional. Também fizemos a avaliação nutricional, que funciona como uma consulta para entender os hábitos e a rotina alimentar do atleta, unindo todos os dados para dar início ao planejamento da temporada”, explicou.

Após a conclusão das avaliações, os resultados passam a integrar um trabalho multidisciplinar dentro do clube. Segundo Bastos, o setor de nutrição se reúne com os departamentos de Fisiologia, Preparação Física e Fisioterapia para alinhar estratégias e protocolos que acelerem a evolução física dos atletas.

“Depois de finalizarmos todas as avaliações, geramos um relatório e nos reunimos com os demais departamentos. Esses dados são discutidos para traçar estratégias bem alinhadas, com diálogo constante entre os setores, para que possamos entregar os atletas fisicamente aptos o mais rápido possível”, concluiu o coordenador.

Dentro de campo, o técnico Juan Carlos Osorio já começa a alinhar a equipe que irá entrar em campo neste domingo (18/01), contra o Águia de Marabá, na decisão da Super Copa Grão-Pará, no Mangueirão.

“Acredito que, com esse elenco que estamos armando, vamos ter uma equipe pra competir em uma liga tão difícil como a brasileira, e jogar para ganhar, tratar de fazer desta equipe uma das mais competitivas da liga”, destacou o colombiano.

Diário Online, 14/01/2026

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui