O jogo deste domingo (18/01), contra o Águia de Marabá, pela decisão da Super Copa Grão-Pará, vai servir de “avant-première” do Remo que Juan Carlos Osorio está preparando na pré-temporada em Pernambuco.
Longe de olhos curiosos, o período de treinamentos no CT do Retrô (PE) tem servido para mostrar ao elenco o que o técnico pretende. Ao mesmo tempo, permite ao comandante observar características e potencial de cada jogador.
Como nunca trabalhou com a maioria dos atletas, a realização de treinos diários com bola faz com que o treinador já saiba com quem contar para os desafios iniciais do Remo na temporada – Águia, Bragantino e Vitória (BA).
As dúvidas normais de início de temporada afetam até mesmo a definição do time para enfrentar o time marabaense. O receio de lesões e desgaste físico pode levar Osorio a preservar jogadores recém-contratados, como Yago Pikachu, Patrick, Carlinhos e Patrick de Paula.
O problema é que no futebol a primeira impressão é muitas vezes determinante para o êxito de um projeto. Experiente, o técnico colombiano sabe que o pouco tempo de trabalho não servirá de desculpa no caso de uma derrota. As expectativas do torcedor são naturalmente altas desde que o Remo conquistou o acesso à Série A após 32 anos de espera.
Tudo o que for mostrado em campo, positiva ou negativamente, a partir de agora, será avaliado na perspectiva do Campeonato Brasileiro. Por vias indiretas, a decisão adquire um sentido estratégico, lembrando que o favoritismo – e a responsabilidade – pertence ao Leão.
Há quem avalie que o time remanescente da Série B poderia ser utilizado, até pelo entrosamento. Ocorre que um técnico personalista como Osorio dificilmente iria repetir o sistema – e os jogadores – da era Guto Ferreira. Por esse prisma, a formação mais provável deve incluir alguns dos reforços.
A formação mais especulada entre os palpiteiros de plantão seria com: Marcelo Rangel; João Lucas, Marllon (Klaus), Kayky e Jorge; Victor Cantillo, Panagiotis e Patrick; Diego Hernandez, Carlinhos e Alef Manga.
Osorio, porém, não deu até agora nenhuma pista segura sobre o time que iniciará a partida.
Blog do Gerson Nogueira, 15/01/2026


