Há dias no futebol em que o clima parece carregar mais do que simples expectativa esportiva. Em momentos decisivos, cada detalhe ganha o peso de uma sentença. É justamente sob essa atmosfera densa, típica de fim de temporada, que o Clube do Remo se prepara para um jogo que pode definir seu futuro em 2026, com o possível retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.
Nesta sexta-feira (21/11), a CBF confirmou Raphael Claus (Fifa-SP) como árbitro da partida entre Remo e Goiás (GO), confronto que encerra a campanha azulina na Série B.
O Leão chega com 59 pontos, em 6º lugar, empatado com a Chapecoense (SC) e apenas 2 pontos atrás de Goiás (GO) e Criciúma (SC), ambos no G4.
Após a derrota por 3 a 1 para o Avaí (SC) na rodada anterior, o Leão depende apenas de uma combinação simples para conquistar o acesso – vencer os goianos e torcer por tropeços de Chapecoense (SC) ou Criciúma (SC) para sonhar com o retorno à elite.
A escolha de Raphael Claus, no entanto, não passou despercebida pela torcida azulina. O árbitro é lembrado até hoje por sua atuação na partida contra o Confiança (SE), na última rodada da Série B de 2021, quando anulou um gol de Neto Pessoa, acusando um suposto toque de mão do centroavante azulino em uma jogada considerada legal pelos remistas.
A decisão foi crucial para o rebaixamento do Leão à Série C naquele ano, que jogava por uma vitória simples contra um adverário que já estava rebaixado para escapar da queda.
Naquele mesmo dia, o Londrina (PR) venceu o Vasco (RJ) por um surpreendente 3 a 0, ultrapassando o Leão na pontuação, que terminou em 17º lugar, com 42 pontos, selando seu rebaixamento para a Série C.
Claus também esteve em campo na final do Campeonato Paraense, no primeiro semestre daquele ano, em que o Remo perdeu por 3 a 1 para o Paysandu, na Curuzu. Ainda assim, o Leão conquistou o título estadual por ter construído vantagem de 3 a 0, no primeiro jogo, no Baenão.
Com a memória dessas partidas ainda viva entre os torcedores, a presença do árbitro volta a carregar simbolismo. Para o Remo, a missão está clara – vencer e esperar, com a expectativa de que Raphael Claus não volte a ser o centro das atenções, pelo menos não pelos mesmos motivos.
Diário Online, 21/11/2025



Contra tudo e contra todos. O LEÃO vai subir e esse fdp vai ver a justiça sendo feita.
Pq o Leão deve subir a A?, quarto ponto: Aumento do número de sócios torcedores q aumentaria exponencialmente para poder ter lugar cativo mais barato no estádio e ver esses jogos contra times gds que há mtos anos não acontecem em Belém. Qual torcedor do Remo iria querer ficar d fora???
Jogada considerada legal pelos Remistas? Nada disso, a jogada foi legal para qualquer cidadão honesto. Tenha coragem e faça um jornalismo que preste redator da matéria! A jogada foi legal, porque imagens nítidas do lance mostraram isso. Klaus por sua conta inventou uma toque de mão. A leitura labial de Neto Pessoa, autor do gol, e de outros jogadores do Remo, imediatamentes após o lance, pediram que ele fosse ao VAR e ele não foi, e também os árbitros do VAR não se manifestaram. Naquele campeonato o VAR somente foi implantado em poucos jogos de rodadas da série B, já, praticamente, no fim dos jogos. Em muitos jogos, antes do VAR, foram roubados do Remo pelo menos 5 pontos. Mesmo com o VAR naquele último jogo o Remo foi prejudicado, assim como, nesse atual campeonato, contra o Criciúma em Belém, o árbitro do VAR interferiu no pênalti marcado no último minuto contra o Remo de forma ilegal, alertando o juiz principal. Mas, o árbitro, Andre Luiz Skettino Policarpo Bento, insistiu em errar contra o Remo, que perdeu por 1×0. Então, redator, não seja cínica e escreva um jornalismo que se possa dar credibilidade.
Comments are closed.