A diretoria do Clube do Remo vai buscar junto à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o reconhecimento da conquista do Mundialito de Clubes da Venezuela de 1950. A competição foi disputada na cidade de Caracas, capital venezuelana, e era como se fosse a Taça Libertadores da América daquela época. Inclusive, a atual competição originou-se do Mundialito.
O historiador e benemérito remista Orlando Ruffeil é quem está encarregado de juntar documentos que comprove a conquista dos azulinos. A ideia é enviar um ofício via Federação Paraense de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para a Conmebol reconhecer oficialmente o título.
Caso consiga a legitimidade da conquista, o Remo terá o direito de usar o emblema da entidade sul-americana em seu uniforme e passará a ser o único da região Norte a ter um título reconhecido pela Conmebol.
Para conquistar o título do Torneio Internacional de Caracas de 1950, a “Taça Ministério de Obras Públicas da Venezuela”, o Clube do Remo teve que enfrentar cinco adversários venezuelanos, inclusive o atual campeão daquele ano do país, o Loyola Sport Club.
Todos os jogos da competição foram realizados no Estádio Nacional El Paraíso, em Caracas. O Leão obteve quatro vitórias e uma derrota. Marcou 17 gols e sofreu apenas 5.
A partida de estreia do Remo aconteceu no dia 14/01/1950 e foi diante da equipe do La Salle. O Leão passou fácil pelo adversário e venceu, por 5 a 2. O segundo jogo foi no dia seguinte e mais uma vez os azulinos não tomaram conhecimento do adversário, derrotando sem dificuldades o time do Unión Sport Club pelo placar de 4 a 0. Embalado na competição, o Remo entrou em campo pela terceira vez, no dia 17, diante do Escola Militar e o placar foi de 5 a 0 para o Leão.
Com os resultados positivos e disparado na liderança da competição, o Remo foi para o quarto jogo no dia 18, como o favorito. A partida foi bastante equilibrada e o Leão venceu pelo placar de 2 a 1 a boa equipe do Deportivo Itália.
Para fechar sua excursão à Venezuela, os azulinos enfrentaram o campeão daquele país, o Loyola Sport Club. A partida foi no dia 21 e o Remo acabou derrotado pelo placar de 2 a 1. Apesar da derrota no último jogo, o Leão Azul tornou-se o grande campeão, por ter conquistado mais pontos que os demais adversários ao longo do torneio. Além do Remo, outras grandes equipes conquistaram o Mundialito como: Real Madrid (Espanha), Benfica (Portugal) e Botafogo (RJ).
O Leão ainda realizou um jogo de exibição no dia 23. O adversário foi um combinado espanhol e placar foi de 3 a 0 para os azulinos. O time base do Clube do Remo era formado por: Veliz; Expedito, Izan, Modesto e Jambo; Muniz, Itaguari, Quiba e Jeju; Jaime e Eládio (Euclides).
Diário Online, 01/08/2013