Leandro Cearense
Leandro Cearense

Sair com a bola, trocar passes, articular a jogada enquanto é marcado. Chegou na área, ou próximo, arrisca o chute! Se o goleiro defender, cobra bem o escanteio. Cabeceia com eficiência. Refaz o time e prepara tudo novamente.

A cartilha do técnico Roberto Fernandes foi posta em prática no treino tático da manhã de ontem. O gramado do Baenão foi dividido em duas zonas e, como em poucas vezes, o plantel participou de uma verdadeira aula.

O técnico remista dividiu o elenco em três pequenos times. Dois, ocupando metade do gramado, trabalhavam defesa contra ataque. O terceiro, no campo ao lado, batia exclusivamente nas finalizações, através de trocas de passes até a área, chutes de longa distância, cobranças de faltas e escanteios. Cinco minutos depois, o trio revezava. Assim foi por praticamente uma hora.

Após o primeiro ciclo, os três grupos foram espalhados em dois times com 14 jogadores para cada lado. Somente os atacantes podiam dar vários toques na bola. Os demais, apenas dois. Tudo isso resguardando as funções de cada um. No total, foram mais de duas horas de intensa atividade física, corrigindo e aperfeiçoando jogadas, situações de jogo, defensiva e ofensivamente.

“Trabalhamos em campo reduzido, posse de bola, passe, finalização. Estamos precisando disso e a semana é cheia. Dá para trabalhar, treinar e aprimorar até o momento da partida. A gente vai ficando ansioso, é uma pressão grande, as pessoas falam que foi vergonhoso o que fizemos em Tucuruí, com certeza vamos reverter esse capítulo”, garante o atacante Leandro Cearense, cotado para continuar entre os titulares.

Diário do Pará, 25/04/2014