Gabriel Taliari e Marllon – Foto: Samara Miranda/Clube do Remo
Gabriel Taliari e Marllon – Foto: Samara Miranda/Clube do Remo

Leão entra em campo sabendo exatamente o que precisa fazer: 3 pontos levam o time da 19ª para a 16ª posição no encerramento da 25ª rodada.

Da redação do Remo 100%, em 31/08/2026

O Remo recebeu dos resultados do fim de semana a oportunidade que vinha esperando há várias rodadas. Nesta segunda-feira (31/08), o Leão depende apenas do próprio resultado para terminar a 25ª rodada fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

A conta é direta – basta vencer o Coritiba (PR), às 20h, no Mangueirão.

O Remo inicia a noite na 19ª colocação, com 23 pontos. Uma vitória leva o time aos 26 e permite ultrapassar de uma só vez Mirassol (SP), Vasco (RJ) e Internacional (RS), que encerraram seus compromissos da rodada com 25 pontos.

Com isso, o Leão saltaria 3 posições e terminaria a rodada em 16º lugar.

Rodada limita salto, mas mantém saída do Z4 ao alcance

Os resultados do fim de semana tiveram efeitos diferentes para o Remo. Se, por um lado, mantiveram aberta a possibilidade de o Leão deixar a zona de rebaixamento, por outro impediram que uma vitória sobre o Coritiba (PR) proporcionasse um salto ainda maior na classificação.

O Vasco (RJ) venceu o Cruzeiro (MG) por 3 a 1 e chegou aos 25 pontos, ultrapassando o Remo. No interior paulista, o Mirassol (SP) empatou por 1 a 1 com o Palmeiras (SP) e também alcançou os 25. Para o Leão, foram resultados desfavoráveis na disputa direta, porque fizeram os concorrentes avançarem antes do fechamento da rodada.

A compensação veio com o Internacional (RS), que perdeu por 3 a 2 para o Bahia (BA) e permaneceu com seus 25 pontos. A derrota gaúcha evitou que mais um adversário abrisse vantagem e manteve ao alcance do Remo a saída imediata do Z4.

Com uma vitória, o Remo chega aos 26 pontos, ultrapassa os 3 concorrentes e encerra a rodada na 16ª posição.

O cenário ainda é positivo porque permite ao Leão deixar o Z4 dependendo apenas de si, mas poderia ter sido melhor. Caso tivessem ocorrido, derrotas de Vasco (RJ) e Mirassol (SP) abririam espaço para uma subida mais expressiva na tabela e aumentariam a margem sobre alguns dos rivais diretos.

De 19º para 16º em 90 minutos

A rodada mostra como a parte de baixo da classificação continua embolada. Mesmo depois de cair para a penúltima posição, o Remo permanece a apenas 2 pontos do primeiro clube fora do Z4.

Uma vitória representaria, portanto, muito mais que o fim do jejum. O time passaria imediatamente de 19º para 16º e voltaria a ocupar uma posição de permanência na Série A.

Isso não resolveria a campanha, já que ainda restariam 13 partidas pela frente, mas mudaria o cenário psicológico e classificatório justamente antes de uma sequência em que o Remo terá outros compromissos no Mangueirão.

Oportunidades anteriores ficaram pelo caminho

A situação também aumenta a cobrança porque não é a primeira vez que resultados dos concorrentes oferecem espaço para uma reação azulina.

Nas rodadas recentes, adversários diretos também tropeçaram, mas o Remo não conseguiu aproveitar plenamente.

A equipe chega ao confronto sem vencer há 4 partidas na Série A do Brasileirão. A última vez que o Leão conquistou 3 pontos foi diante do Vitória (BA), no Mangueirão.

Agora, novamente em casa, a oportunidade é ainda mais objetiva. Não há necessidade de calcular combinações durante o jogo ou esperar por resultados posteriores. Quando a bola rolar no Mangueirão, todos os outros jogos da rodada estarão definidos.

Mangueirão pode virar ponto de mudança

Mais de 25 mil torcedores já haviam confirmado presença para o confronto. Durante toda a semana, jogadores como Marcelo Rangel, Vitor Bueno, Zé Ricardo e Marlon trataram a partida como uma decisão e convocaram o Fenômeno Azul para participar da tentativa de reação.

O goleiro resumiu o pensamento do elenco:

“O lema dessa semana é vencer ou vencer.”

Nesta segunda-feira (31/08), a frase ganha uma tradução concreta na tabela.

Se vencer, o Remo termina a rodada fora finalmente do Z4.

Com informações de Diário Online, Globo Esporte e O Liberal.

Não perca nenhuma notícia do Clube do Remo
Entre nos canais do Remo 100% e receba as principais atualizações direto no seu celular.
Todos os comentários passam por moderação. A publicação pode levar algumas horas. Críticas são bem-vindas, mas ataques pessoais, ameaças, discriminação e acusações sem comprovação não serão publicados. Não é necessário reenviar o comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui