Remo 2×1 Bragantino (Yago Pikachu) – Foto: Fernando Torres
Remo 2×1 Bragantino (Yago Pikachu) – Foto: Fernando Torres

O Remo venceu o Bragantino de virada, neste sábado (24/01), no Mangueirão, na estreia do Campeonato Paraense após corrigir erros do primeiro tempo e crescer de forma decisiva na etapa final.

Mesmo superior em posse e volume antes do intervalo, o Leão saiu atrás no placar após jogada ensaiada do adversário e desceu para os vestiários vaiado pela torcida. No segundo tempo, Juan Carlos Osorio desfez o esquema com três defensores, recompôs a linha de quatro e mudou o jogo com ajustes táticos e substituições certeiras, incluindo as entradas de Zé Ricardo e Yago Pikachu, que decidiram a partida.

Segundos após entrar, Yago Pikachu mostrou que é iluminado, marcou o gol da virada após belo lançamento do volante Zé Ricardo, fazendo seu 2º gol em 2 jogos pelo Leão.

O primeiro tempo terminou com vantagem dos visitantes por 1 a 0, em um jogo marcado por domínio territorial azulino, mas maior eficiência do adversário.

Com uma formação alternativa e mudanças significativas no esquema tático, o técnico Juan Carlos Osorio surpreendeu ao escalar a equipe com uma linha de três zagueiros, com Marllon, Kayky e Marcelinho – formação diferente da utilizada na final da Super Copa Grão-Pará.

Nos primeiros 10 minutos, a partida foi equilibrada, sem finalizações claras. O Remo tentou chegar principalmente com Diego Hernandez e Eduardo Melo, mas encontrou dificuldades na organização ofensiva, enquanto o sistema defensivo mostrou falta de entrosamento.

Mesmo com leve superioridade, o Remo acabou sofrendo o gol aos 13 minutos. Após cobrança de lateral pela esquerda, João Victor recebeu próximo à linha de fundo e tocou de primeira para Túlio, que finalizou dentro da pequena área. O goleiro Ygor Vinhas deu rebote e Wander, livre, completou para o gol, abrindo o placar para o Bragantino, na principal chegada do time visitante até então, em um momento em que o Leão ainda não havia criado chances claras.

Após o gol, o Remo passou a pressionar com mais intensidade. Patrick, Patrick de Paula, Dodô e Diego Hernandez participaram das principais jogadas ofensivas. O time criou boas oportunidades, como uma finalização de fora da área de Patrick de Paula, um cabeceio de Patrick após escanteio e um chute de primeira de Diego Hernandez, que passou raspando a trave.

Apesar do volume e da presença constante no campo ofensivo, o Remo teve dificuldades nas disputas aéreas e não conseguiu transformar a pressão em gol. Nos minutos finais, o Bragantino adotou postura mais reativa e administrou o resultado.

Aos 40 minutos, Eduardo Melo entrou na área e finalizou, mas parou em boa defesa do goleiro Régis.

Nos acréscimos, Ygor Vinhas cometeu falta fora da área em Dill e recebeu cartão amarelo. Na cobrança, Cabecinha levou perigo ao acertar uma bola próxima ao ângulo.

Na saída para o intervalo, Eduardo Melo criticou as condições do gramado, afirmando que o time precisava arriscar mais finalizações de média distância devido às condições do campo.

“Estamos tentando, mas está difícil. O campo também não está ajudando. A gente tem que tentar mais de fora da área, para tentar pegar o goleiro desprevenido, porque desse jeito que está o gramado, não dá para jogar”, disse o atacante.

Para a etapa final, Osorio desfez a linha de defensores que não havia funcionado no primeiro tempo. O treinador sacou Victor Cantillo, colocou o lateral-esquerdo Jorge e recompôs a linha de quatro. Patrick voltou a atuar como volante, Patrick de Paula passou a jogar mais adiantado, com Alef Manga entrando no lugar de Freitas, dando mais peso ofensivo.

A mudança foi imediata e o Remo passou a ocupar melhor o campo ofensivo, aumentando a pressão sobre a defesa do Bragantino.

A resposta veio rápido. Aos 4 minutos, o Leão teve falta perigosa na entrada da área. Patrick de Paula cobrou com força, a bola desviou nas costas de Eduardo Melo, enganou o goleiro Régis e entrou. O gol foi confirmado para Eduardo Melo – foi o 2º dele em 2 jogos pelo Remo, recolocando o time na partida logo no início da segunda etapa.

Pouco depois, aos 8 minutos, quase veio a virada, novamente com Eduardo Melo, que cabeceou após cruzamento de Marcelinho, mas a bola bateu no travessão, quicou na linha e não entrou.

Com o domínio estabelecido, o Remo passou a trocar passes com frequência na intermediária ofensiva, cercando o adversário.

Aos 19 minutos, Osorio fez novas mudanças e mostrou precisão, colocando Zé Ricardo e Yago Pikachu. A resposta foi instantânea! Em menos de 10 segundos em campo, Zé Ricardo lançou com precisão do meio-campo, Pikachu atacou o espaço, ficou cara a cara com Régis e finalizou com tranquilidade para virar o jogo. Foi o 2º gol de Pikachu em 2 jogos pelo clube, em mais uma entrada decisiva.

Após a virada, o Remo manteve o controle da partida. Diego Hernandez quase marcou o 3º do Leão em boa jogada ofensiva, enquanto o Bragantino passou longos períodos sem conseguir sair do campo de defesa.

Os visitantes ainda levaram perigo aos 33 minutos, em cruzamento de Morango que Vinícius não alcançou por pouco, mas foi exceção. O time remista administrou o resultado, seguiu atacando quando possível e confirmou a vitória na estreia do Parazão.

Agora, o foco muda rapidamente. Antes do próximo compromisso pelo Estadual, no sábado (31/01), contra o São Francisco, em Belterra, o Remo estreia na Série A, nesta quarta-feira (28/01), diante do Vitória (BA), no estádio Barradão, em Salvador (BA), valendo pela 1ª rodada da elite nacional.

O Liberal.com, 24/01/2026

1 COMENTÁRIO

  1. Próximo jogo já é serie A, não tem mais essa de “chamces”…começar com o q tem direitos melhor no agira. Já deu para perceber q o meio de campo tem q jogar o Zé do Japão e o Pikachu…Patrick, estreia ruim apesar de jogar fora de posição, PKP tb tava devendo, melhorou um pouco qdo Zé e Pikachu entraram…Dodo, Nathan nem devem jogar…Cantillo até tentou, mas é banco tb. E pp, o Remo tem q ver a cobertura dessa zaga…a maioria dos contra-ataques são no mano a mano ou nos gds espaços deixados nas laterais…levamos 2 gols do um time de D e outro sem serie…tem q ver isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui