A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza, entre os dias 07/01 e 16/01, uma imersão internacional com todos os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, além das Federações Estaduais – incluindo a do Pará, com o presidente Ricardo Gluck Paul.
Entre os participantes está o Clube do Remo, que retornará à elite do futebol nacional em 2026.
A programação da viagem inclui passagens por Inglaterra, Alemanha e Espanha, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos dirigentes brasileiros em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do futebol no país, como a estrutura de arbitragem e os modelos de fair play financeiro adotados no futebol europeu.
Designado pelo presidente azulino Antônio Carlos Teixeira, o diretor da Juventude do Clube do Remo, Helder Filho, está representando oficialmente o Leão na excursão organizada pela CBF. A participação envolve visitas técnicas, encontros institucionais e troca de experiências com executivos de clubes, instituições esportivas e empresas de referência internacional.
Em publicação nas redes sociais, Helder Filho destacou a importância da experiência e o orgulho de representar o Pará no evento.
“Como dizem, não é só futebol. Estou participando de uma experiência internacional no futebol europeu representando o Clube do Remo ao lado de dirigentes dos demais clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Conheci de perto o funcionamento do VAR da Premier League, uma das maiores competições de clubes do mundo. É um orgulho representar o Pará nessa imersão”, afirmou.
Um dos pontos altos da agenda será a visita à sede da La Liga, na Espanha, no dia 15/01. No local, os dirigentes participarão de reuniões voltadas à apresentação do Campeonato Espanhol, além de debates sobre controle econômico, governança e gestão dos clubes. A iniciativa é promovida em parceria com a CBF Academy, braço acadêmico da entidade responsável pela qualificação e profissionalização do futebol brasileiro.
Em suas redes sociais, o presidente da Federação Paraense de Futebol e também um dos vices da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Gluck Paul, avaliou positivamente o encontro.
“Ainda hoje sigo para Londres (Inglaterra) onde participarei de uma imersão promovida pela CBF com os clubes das Séries A e B. Nesta imersão, teremos reuniões com as principais ligas do mundo – Premier League (Inglaterra), Bundesliga (Alemanha) e La Liga (Espanha) – para troca de experiências e aprofundamento em temas centrais do futebol, como fair play financeiro e arbitragem”, disse.
“Será uma oportunidade extraordinária de troca de experiências e construção de pontes para o remodelamento do futebol brasileiro e presença do Pará nas grandes pautas do futebol nacional e internacional. A imersão durará até o dia 16/01, quando retorno ao Brasil. Seguimos com trabalho, diálogo e compromisso com o crescimento do futebol paraense. Um grande abraço a todos! Vamos em Frente!”, completou.
Diário Online, 08/01/2026



Temos que tirar proveito de tudo isso,que não seja somente para efeito político e sim,benéfico para o CLUBE de uma forma geral!!!!!!