Aos 16 anos, o paraense Zafir Ayan vive um dos momentos mais marcantes da carreira – a convocação para a Seleção Brasileira Sub-17.
O jovem goleiro, que iniciou sua trajetória nas categorias de base do Clube do Remo, ganhou os holofotes nacionais ao entrar no seleto grupo dos melhores jogadores do país em sua idade e posição.
Zafir foi federado pelo Remo, clube onde chegou ainda criança. Começou aos 6 anos, na escolinha do Pará Clube. No ano seguinte, ingressou na escolinha azulina de futsal, no Serra Freire, onde foi federado a pedido dos professores Paulinho e Paulo César, preparador de goleiros.
No time azulino, atuou até os 14 anos, período em que também iniciou a transição para o futebol de campo.
Após deixar o Remo, deu sequência à carreira no T10 Sport Base, também de Belém, onde permaneceu por cerca de 2 anos. O bom desempenho acabou chamando atenção e o goleiro acabou transferido para o Fluminense (RJ), seu atual clube.
Para o pai do jogador, Yussef Ayan, cada etapa da trajetória foi determinante.
“Somos gratos por todos os lugares por onde o Zafir passou. Todos, sem exceção, têm protagonismo na formação do atleta”, afirmou.
Na temporada de 2025, Zafir disputou 28 partidas, sendo 8 pela categoria Sub-16 e outras 20 pelo Sub-17. Seu último jogo antes da convocação foi a final do Torneio Guilherme Embry Sub-16, em que se sagrou campeão após a vitória do Fluminense (RJ) por 4 a 1 sobre o Boavista (RJ).
O Liberal, 02/12/2025


