Copa Verde – Foto: Joilson Marconne (CBF)
Copa Verde – Foto: Joilson Marconne (CBF)

A CBF anunciou, em reunião realizada nesta quarta-feira (01/10), uma reformulação da Copa Verde. Agora, o torneio será “dividido” entre a Copa Norte e a recém-criada Copa Centro-Oeste, cada uma com 12 Estados envolvidos. Cada uma das Copas terá um campeão e esses times se enfrentarão no que será a final da Copa Verde.

O início, tanto da Copa Norte quanto da Centro-Oeste, será no dia 25/03, com término no dia 07/06, 4 dias antes do início da Copa do Mundo.

O novo formato terá impactos positivos, segundo a CBF, com a garantia de um período definido para a competição no calendário. Em certo momento, a Copa Verde não tinha um período definido durante o ano. Já foi disputada no início, no meio e até no final da temporada.

Na Copa Norte estarão 6 clubes do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Outros 6 estarão na Copa Centro-Oeste, com times do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Tocantins, sendo estes 2 últimos “emprestados” das regiões Sudeste e Norte, respectivamente.

Em cada região, o Estado melhor ranqueado pela CBF terá 3 representantes e os outros 4 terão 2 times na disputa. A Federação pior ranqueada em cada uma das competições terá apenas 1 equipe no torneio. Os campeões de cada Estado estarão representados.

Clubes que disputam torneios da Conmebol não participam da Copa Verde.

Cada uma das Copas terá 12 times, que serão divididos em 2 grupos de 6 na 1ª fase, com os 4 melhores sendo classificados para as quartas-de-final, que será disputada em jogo único. Quem avançar para as semifinais, vai decidir a vaga na final em partidas de ida e volta. As decisões das copas regionais e a final da Copa Verde também serão em 2 partidas.

Neste modelo, os finalistas dos regionais farão 10 jogos e os finalistas da Copa Verde disputarão 12 partidas. No total, haverá um aumento de 30 para 70 partidas. Aqueles que disputarem o título da Copa Verde já garantem vaga na 3ª fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

Outro ponto de destaque é que cada time terá no mínimo 5 jogos garantidos na competição, pois haverá uma fase de grupos. No formato disputado em 2025, por exemplo, uma equipe poderia ser eliminada logo na estreia.

Com a divisão dos times em copas regionalizadas, os clássicos foram preservados, o que seria um ponto de valorização da competição.

Critérios de participação:

12 vagas para os campeões estaduais de 2025

10 vagas para os vice-campeões estaduais de 2025 ou os campeões de torneios seletivos

2 vagas via Ranking Nacional de Clubes da CBF, considerando a Federação maior ranqueada da Copa Norte (1 vaga) e da Copa Centro-Oeste (1 vaga)

Novo formato de disputa:

1ª Fase (Grupos) – 4 grupos, com 6 clubes em cada, em turno único, com 60 partidas entre Copa Norte (Grupos A e B) e Copa Centro-Oeste (Grupos C e D)

2ª Fase (Quartas) – Correspondem à Semifinal da Copa Norte e Copa Centro-Oeste – 4 grupos de 2 clubes, em partidas únicas

3ª Fase (Semifinais) – Correspondem à Final da Copa Norte e Copa Centro-Oeste – 2 grupos de 2 clubes, em partidas de ida e volta para cada Copa

4ª Fase (Finais) – Decisão do título da Cop Verde, em jogos de ida e volta, entre os campeões da Copa Norte e Copa Centro-Oeste

Globo Esporte.com, 01/10/2025

2 COMENTÁRIOS

  1. O Presidente da CBF é filho do eterno mandatário do Presidente de Futebol de Roraima e tá “recussitandi” a Copa Verde e tentando turbina-la , ajudando assim os times tb de seu estado com mais vagas nessa competição. Não importa o motivo, é mais um calendário para arrecadamos fundos para o LEAO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui