Marcos Braz – Foto: Cristino Martins (O Liberal)
Marcos Braz – Foto: Cristino Martins (O Liberal)

A torcida do Remo não tem ideia do que o executivo Marcos Braz já acrescentou ao clube em avanços organizacionais e novas posições no mercado do futebol. O trabalho já produziu negócios vantajosos e abriu boas perspectivas comerciais. Este é o crédito.

Porém, o executivo azulino também tem muito débito com suas contratações improdutivas, com o agravante de escolher e insistir com o técnico António Oliveira, para um fracasso previsível. É disso que todos vão lembrar!

Os “gols contra” de Marcos Braz tiraram o Remo da rota do acesso, que até pode ser retomada, mas agora já é muito improvável.

O cenário atual recomenda a prioridade de chegar aos 45 pontos que garantem a permanência na Série B, com encaminhamento do projeto para 2026, que deve ter a continuidade do trabalho de Guto Ferreira. Espera-se!

Cenário diferente

Apesar de ter quase a mesma pontuação alcançada na 28ª rodada da Série B de 2021, quando foi rebaixado, o Remo vive agora uma realidade diferente. Tem 1 ponto a mais, com um elenco unido e responsável. Vale lembrar que, naquela temporada, havia o grupo dos boêmios e o grupo dos compromissados. Atualmente, o Leão está passando por uma troca providencial de comando.

Cenário igual

O que não mudou foi a postura da alta direção. Em 2021, houve omissão diante das irresponsabilidades. Em 2025, olhos fechados para as estatísticas da fisiologia, enquanto o time perdia intensidade física na desastrosa passagem de António Oliveira.

Um time só joga em alta intensidade quando treina intensamente!

Positivo

Se houve um nome positivo no Remo contra o Volta Redonda (RJ), foi o atacante Janderson, que entrou muito aceso e criou algumas situações de perigo, como na jogada que resultou no pênalti sofrido por João Pedro, que terminou com gol de Eduardo Melo, no rebote da cobrança. Janderson só precisa querer para ser útil!

Lateral

Emprestado pelo Remo até o final desta temporada, o lateral-direito Kadu é titular do Sub-20 do Botafogo (RJ). O clube carioca fez constar no contrato a opção de compra de 80% dos direitos econômicos do jogador, por cerca de R$ 1 milhão.

Pelo que está produzindo e desenvolvendo, é provável que o atleta seja mesmo comprado.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 26/09/2025

7 COMENTÁRIOS

  1. MERCENARIO ISSO SIM, VENDE JOGADOR E GANHA SUA COMISSÃO PRA ELE TA TUDO BEM, ENQUANTO AS CONTRATAÇÕES, BANDO DE MEIA BOCA QUE SO VIVEM CANSADOS SEM PREPARO FISICO, ANDAM EM CAMPO.

  2. Lamentável essa insistência com o português e a situação que o Remo está se metendo,o futebol sumiu e o time jogou sua pior partida contra o vice lanterna e poderia ter sido até goleado ,agora é colocar esses atores preguiçosos para treinar de verdade,com intensidade em dois períodos,acabem com a moleza e tantas folgas desses jogadores,só faltam 10 partidas e colocar a proposta na mesa,só vai renovar e focar no Remo quem render nesse final de campeonato,esqueçam a porra do acesso,mas cobrem rendimentos e acertos.

  3. Bastava analisar o cartel de Antonio Oliveira para saber que aquele treinador, sem tesão pela vitória e o bom resultado, não ofereceria ao Clube do Remo o resultado pretendido: – o acesso à série A. Não nos parece que, semelhante ao ditado popular, teríamos que ir à caça com um gato, ante a indisponibilidade de um cão. Então, por quê a escolha? Fato é que, se também atribuirmos ao treinador português uma responsabilidade relativa pelo resultado do jogo contra o Volta Redonda, o aproveitamento foi inferior a 40%. Como reflexo, o time foi entregue a ele na zona do acesso e ele o devolveu na 2ª página da tabela. Fracasso! A torcida e influencers azulinos, sem nenhuma opinião contrária, conseguiam vislumbrar o que estava por vir e cobravam a imediata substituição do treinador. O executivo e a Diretoria atrasaram demais a medida. Um dia, quiçá, saberemos o motivo de suas miopias. E agora? Das 10 rodadas que faltam, 8 equipes estão à frente do Clube do Remo na tabela de classificação. Apenas Athletic e Paysandu, na 15ª e na 20ª colocação se encontram atrás, na tabela. E dessas 8 equipes, apenas a Chapecoense vem apresentando rendimento pior que o do Remo. Guto Ferreira terá uma tarefa difícil, mas, se conseguir o acesso, merecerá receber o “Troféu Sassá Mutema”, como o “Salvador da Pátria Azulina.

  4. Ônus e Bônus, como tdo na vida…mas agora q sabemos que o ponto fraco dele são as contratações, é não deixar elas somente a cargo dele…avaliar bem os jogadores antes de contratar. Já fiz um comentário aqui sobre o ‘atual’ ano do Remo: É manter o técnico, definir um esquema de jogos, avaliar quais os jogadores q vão ficar para 2026, formar a osena principal, bota-los para treinar e jogar dentro do esquema já pensando no ano q vem. E finalmente qto ao Kadu, não é nenhuma surpresa.. o garoto é bom de bola, só por aqui mesmo alguns bobis não viam q esse rapaz ti já gde potencial….1k é mto pouco por esse mlk, mto pouco…pelo menos ficamos com 20% da compra mais taxa de formação q é uns 5%, então qdo ele for vendido para o exterior para um time gde ( e vai ) o Remo pode faturar uma bolada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui