Visando a rotina de jogos do Clube do Remo, a partir desta semana, o Departamento de Nutrição azulino inicia uma nova fase no cuidado com a recuperação dos atletas – a implantação da refeição pós-jogo montada no próprio vestiário, logo após o apito final.
Após a vitória contra o Avaí (SC), na noite desta quinta-feira (24/07), o jantar dos atletas foi realizado no espaço dentro do vestiário no Mangueirão.
O Departamento de Nutrição, por meio do coordenador Pedro Bastos e do nutricionista Rodrigo Pamplona, com o acompanhamento direto do chefe de cozinha Danniel Skyrme, adotou essa nova estrutura que visa otimizar o processo de recuperação física e metabólica dos jogadores, especialmente diante do calendário intenso com 2 jogos por semana.
“A refeição pós-jogo é uma etapa fundamental no protocolo de recuperação. Nesse momento, o corpo do atleta está altamente receptivo à reposição de nutrientes, sendo essencial garantir a oferta adequada de carboidratos para a reposição do glicogênio muscular, proteínas de alto valor biológico para a reparação dos tecidos, além de líquidos, eletrólitos e compostos bioativos que auxiliam na reidratação, no controle do processo inflamatório e na regeneração muscular”, explicou Pedro Bastos.
Desde janeiro, o clube conta com um chefe de cozinha para assegurar a qualidade na preparação dos alimentos, respeitando os padrões de segurança alimentar e garantindo que o cardápio elaborado pela equipe de nutrição seja executado com precisão, sabor e apelo visual, o que facilita a adesão dos atletas ao protocolo alimentar.
“Contar com a presença do nosso chefe de cozinha é um diferencial importante. Além disso, ao montar a refeição ainda no estádio, dentro do vestiário, conseguimos iniciar a recuperação imediatamente após a partida, aproveitando a chamada ‘janela anabólica’, momento em que a absorção dos nutrientes é potencializada. Isso evita atrasos no consumo alimentar comuns em deslocamentos até o clube ou hotel e assegura que todos os jogadores tenham acesso à refeição adequada no tempo ideal”, disse o coordenador.
Com essa mudança, o Clube do Remo reforça o compromisso com a excelência na performance e no cuidado com seus atletas, oferecendo estrutura, ciência e suporte para que estejam sempre prontos para a próxima batalha em campo.
Site Oficial do Clube do Remo, 25/07/2025
Muito bom. Parabéns . Com certeza é um diferencial. Não sabia dessas características, e evita que jogadores liberados pos
jogo se alimentem inadequadamente.
Isso ai meu leão.
Modelo adotado, por grandes equipes alemães, tine grande não deixa pra depois, avante Filho da Glória e do Triunfo.
O q o Remo tem q entender é q para os jogadores performance bem e ter um time coeso, entrosado e de qualidade em campo são inúmeros fatores e não só técnico e jogadores. Bom repouso, Boa alimentação, Boa preparação física, Bom psicológico, Boa socialização das famílias dos jogadores…ou seja, setor Médico Fisioterapico, Odontológico, Psicológico, Fisico, CT, Alojamento, profissionais especializados, etc São fundamentais para q isso ocorra. Talvez agora com o Braz, q viveu a fase áurea do Mengao, possa trazer essa expertise ao Remo e o ajude a evoluir como Clube.