A contratação de Daniel Paulista para substituir Rodrigo Santana trouxe uma sensação de “seis por meia-dúzia” para grande parte da torcida azulina, que esperava um nome de mais impacto e prestígio.
A rigor, nada muito diferente do que aconteceu por ocasião do anúncio de Santana, durante a Série C do ano passado. O movimento é “parecido”.
O Remo buscou no mercado um profissional cujo salário se encaixe em seu orçamento. Acertou com Daniel Paulista porque não há dinheiro suficiente para contratar um técnico mais experiente e cascudo, como Vagner Mancini, Lisca ou Claudio Tencati – que optou pelo Atlético (GO). Assim como também não há ousadia para observar a vida por cima do muro e trazer um técnico português ou argentino, inovação que talvez fizesse bem ao atual momento do futebol paraense.
O fato é que a opção por Daniel Paulista tem mais semelhanças do que diferenças em relação à escolha de Rodrigo Santana. Talvez por isso a reação discreta ao anúncio do novo técnico. O torcedor esperava um nome pronto, respaldado por conquistas e experiências.
Como Rodrigo, Daniel está há 10 anos trabalhando como técnico e tem um currículo modesto. Viveu seus melhores momentos comandando Sport (PE), CRB (AL) e Confiança (SE), todos nordestinos. Conseguiu um acesso para a Série B pelo time sergipano e um título estadual pelo alagoano. Treinou também o Guarani (SP), mas com passagem pouco relevante.
O novo comandante tem pela frente desafios complicados. Precisa dar forma a um time que treina há 3 meses, mas não tem uma escalação definida. Terá que ganhar a confiança do torcedor, desconfiado ao extremo e carregando mais dúvidas que certezas. Esse processo exigirá acertos imediatos, principalmente se o Parazão reiniciar logo.
Um outro aspecto vai exigir habilidade por parte de Daniel. O elenco azulino é recheado de atletas experientes, acostumados a controlar o vestiário e a impor vontades. Rodrigo Santana enfrentou nas últimas semanas resistências ao colocar alguns jogadores na reserva.
Ytalo deixou o gramado do Mangueirão irritado com uma substituição diante da Tuna, fazendo questão de demonstrar publicamente sua insatisfação. Outros jogadores também manifestaram contrariedade, principalmente com a indefinição nas escolhas.
Por isso, o primeiro passo é botar as cartas na mesa e escalar a equipe considerada titular. João Saldanha é até hoje o melhor exemplo sobre como lidar com cobras criadas. Ao assumir a Seleção Brasileira em 1968, escalou o time titular logo na primeira entrevista coletiva – e fim de papo!
Daniel traz de volta Eudes Pedro como auxiliar
Com Daniel Paulista, vem o auxiliar Eudes Pedro, que treinou o Remo em 2019, em um período extremamente conturbado da vida azulina. Eudes obteve resultados pífios, não deixou saudades e saiu com a imagem arranhada em sua primeira experiência como técnico.
Acompanhando Daniel, o ex-treinador tem feito seguidos trabalhos e parece ter se encontrado em uma função mais “recuada”. Pode contribuir com o trabalho pela experiência vivida em Belém, principalmente por conhecer os humores da exigente torcida remista.
Blog do Gerson Nogueira, 14/03/2025
Espero estar enganado, mas me parece mais do mesmo! Um treinador sem currículo! Já sei que será fracasso no paraense e torço apenas para que o Remo não caia!
O treinador ideal seria, Claudio Tekate ou Eduardo Paulista…
Conclusão, vai se apresentar quando não houver mais tempo para tentar acertar…foi pura merda desligar o Rodrigo Santana, só para satisfazer torcedor reclamão.
Rodrigo Santana P nenhuma, treinador de série D e C, que não volte nunca mais pro Remo.
Sem comentários !
Torço muito pq sou muito torcedor , senão já tinha largado
Fui ler sobre o trabalho desse rapaz, já q não o conheço, e realmente é uma aposta…como foi o Pai Santana, mas uma coisa gostei do q eu li…q ele prioriza o sistema defensivo…isso é bom, começar a armar o time para ter um sistema defensivo sólido e com preparo físico….pois, por enquanto, o Campeonato do Remo na B é para não cair….depois q ele conseguir isso, achar soluções para o ataque….se tdo der certo, é isso acontecer cai sim, o campeonato do Temo pode mudar oara um acesso a A. Boa chegada e Boa sorte.
Se prioriza o sistema defensivo é por que gosta de uma retranca,não gostei…
Se fosse p demitir e contratar um novo treinador , que fosse p balançar , estremecer realmente com um treinador com nome forte , bem estabelecido no futebol , chamar a torcida p seu lado , mas infelizmente mais outra aposta pelo que tudo indica . Eu jamais critiquei os gestores do remo principalmente o presidente pelos erros por falta de amor ao clube, jamais , mas pela incapacidade administrativa em comandar um clube de massa como o remo. Veja , está claro que tivemos mais um ano de planejamento equivocado , muito claro isso, erro em contratações , incluindo treinador , erro em preparação , sobretudo física , erro em logística , nem campo p treinamento temos definido , sucessões de erros pessoal ! Já deveriam bem antes do caos se instalar , identificar onde está a ferida “ , quem contrata ? quem indica? quem pesquisa ? quem prepara ? Quem ? Identificar bem antes e dispensar sem sentimentalismo como quase tudo que acontece no remo .. Ainda me pergunto de que adianta tantas funções dentro do clube se nada funciona , se um setor errar pode desmoronar todo o conjunto .. repito é necessário rever de onde está ou estão vindo os erros , analista de desempenho?? Responsável pelas contratações (papelin ) ? , preparação física ? Treinador ? Jogador ? E assim que identificar imediatamente substituir .
Concordo com quase tudo, mas no futebol esse diagnóstico passa por muitos imponderáveis, como adaptação de jogador, fases técnicas, contusões, entrosamento e um bom clima no vestiário. Lógico que tudo passa pelo treinador, mas nem sempre é suficiente.
É incrível como esse Tonhão e cúpula querem acabar com o remo. O cara manda embora o Santana e contrata esse Daniel paulista que deixou o CRB na degola pra cair, outra o que esse técnico ganhou que tenha expressão? Onde ele fez algum trabalho de destaque? Sei não já não basta o sofrimento que nós remistas estamos sofrendo a anos. Esse ano está sendo terrível, time eliminado precocemente das competições que poderiam dar receitas ao clube, um departamento de marketing de lixo, pois o remo não tem um patrocínio master de respeito. CT nem se fala o Tonhão manda pintar com cal e tapar os buracos com grama tosta, mais parece um lamaçal pra jogadores treinarem. Então como um jogador vai render se não tem um espaço de qualidade pra treinar. O Baenão é outro o Tonhão só faz maquiagem e vai empurrando com a barriga, sendo sincero mais parece um estádio abandonado. Outro ponto importante Galera que ressalto e que muitos talvez não saibam uma conversa que rola em Belém e que saiu de um funcionário do Remo do setor contábil é que o remo está com déficit financeiro e que vai acumular até o final do ano um enorme prejuízo se caminhar nessa velocidade e perspectiva, isso é ruim para o clube pois desencadeia muita coisa prejudicando o clube. Cadê as uniformizadas do Remo, os YouTubers do remo fazer uma intensa manifestação em frente as sede, mas de modo pacífico e sem violência e sem quebrar nada, pois do contrário será mais prejuízo ao clube. Se continuar assim e o remo cair, sinceramente, irei ser mais um que irá abandonar o remo. FORA TONHÃO TEU GRUPO ESTA PREJUDICANDO O NOSSO REMO.
O certo seria fazer uma AUDITORIA ESTERNA, DEPOIS AS SUJEIRAS ADMINISTRATIVAS DA GESTÃO BENTES-TONHÃO VIRIÃO à TONA. eU ACREDITO QUE DEVE ESTÁ HAVENDO MUITA ROUBALHEIRA E CORRUPÇÃO NESTA ADMINISTRAÇÃO……
Não é currículo que ganha títulos…. São inúmeros os medalhões que vivem apenas da fama!. Não param em time nenhum. Seja bem-vindo Daniel Paulista, seu histórico e caráter credencia muito mais que os medalhões!!! Avante Remo!!
Pega o beco Tonhao,sai fora tu e tua diretoria de Merda,leva o Papellin pro teu quarto e leva tbm esses perebas Vizeu.Italo esse zagueiro passarão de merda.e esse goleiro frangueiro.
Tenho observado todos os comentários, nessa e em outras matérias sobre o novo treinador, a maioria é contra essa contratação. Será que a maioria está certa ou errada? Eu fico com a maioria no quesito desconfiança, mas tbm fico com a minoria na questão da esperança. Vamos ver no futuro quem tem razão. Mas minha opinião pessoal é que tem tudo para dar errado essa contratação, por ele ser um treinador sem expressão e vai ter um ambiente bem tumultuado com essas cobras criadas no elenco. Que Deus nos ajude.
Se era para trazer um treinador tão fraco, deixasse o que estava ou pegava o cara do sub20.
Comments are closed.