A receita é antiga, muitos até já deixaram de lado por esquecimento ou arrogância, mas a velha máxima continua valendo – o caminho mais fácil para chegar ao gol é pelas pontas!
É exatamente o que o Remo precisa fazer neste domingo (23/11), às 16h30, para passar pelo Goiás (GO) e, dependendo de outro resultado favorável na rodada, conquistar o acesso à Série A.
O desafio é conseguir explorar o jogo pelos lados sem ter os ponteiros titulares Diego Hernandez e Nico Ferreira, ambos suspensos. A comissão técnica terá que apostar em outros jogadores de ataque, igualmente agudos – Pedro Rocha, artilheiro da competição, e Janderson, extrema-direita que foi titular no início do campeonato.
Para que a força dos atacantes seja potencializada é necessário que tenham o suporte de laterais igualmente ofensivos. Pedro Costa, reserva imediato de Marcelinho, deve ser confirmado na lateral-direita, enquanto Sávio (ou Jorge) deve entrar no lado esquerdo.
Em conversa com os jornalistas na sexta-feira (21/11), Pedro Rocha deu a entender que aprecia o entrosamento com Sávio, autor de cruzamentos primorosos, que resultaram em gols do artilheiro. Na direita, Janderson funciona também como um resgate do sistema ofensivo que o Remo utilizou no início da Série B, acionando Rocha com passes e cruzamentos precisos.
É a combinação mais interessante para que o Remo consiga se impor diante de um adversário qualificado e que também vem a Belém disposto a vencer para conquistar o acesso. O esquema de transições rápidas e aproveitamento de contra-ataques precisa estar afiado, bem como a capacidade de aproveitar as oportunidades.
A comissão técnica tem que se preocupar com a formação de meio-campo. Há um esboço de trio com Victor Cantillo, Caio Vinícius e Panagiotis. Talvez não seja o suficiente para um confronto que vai exigir alta intensidade e rapidez tanto no combate quanto nas saídas rumo ao ataque. Jaderson, Nathan Camargo, Giovanni Pavani e Nathan “Pescador” são boas alternativas.
Enquanto torce por resultados favoráveis na rodada, como uma derrota do Criciúma (SC) ou derrota/empate da Chapecoense (SC), o Remo terá que fazer seu dever de casa. Só a vitória permite concretizar o sonho de acesso à Série A!
Blog do Gerson Nogueira, 22/11/2025


