Fábio Bentes
Fábio Bentes

O clima do clássico Re-Pa começou a esquentar, pelo menos nos bastidores. O presidente do Remo, Fábio Bentes, encarou com surpresa a escalação de arbitragem local para o primeiro jogo da semifinal da Copa Verde.

O principal motivo, segundo o mandatário azulino, é a fase em que o árbitro Dewson Freitas está passando.

Bentes citou clubes da Série A do Brasileirão que contestaram a arbitragem do paraense. Para o presidente azulino, o momento não seria o ideal de ter arbitragem local e que tentou contato com a CBF para saber os motivos da escolha.

“Queria me manifestar sobre a escalação de uma equipe local para dirigir o clássico. Falo da surpresa, não pela qualidade técnica que o Dewson Freitas já deu provas, é um grande árbitro, mas não passa por um bom momento. Ele é muito contestado pelas equipes, mais recentemente pelo Bahia (BA) e, posteriormente, Fluminense (RJ) e Palmeiras (SP). Esse momento que vive o nosso futebol, com algumas polêmicas de ambos os lados, esperava que a CBF tivesse um pouco de cuidado na hora de botar um árbitro que esteja melhor”, disse.

O mandatário remista não consegue entender a escala de arbitragem após vários casos de erros envolvendo a dupla Re-Pa recentemente, mas deseja sucesso ao árbitro no clássico.

“O atleta é poupado quando não está bem, acredito que com o árbitro seria o momento de poupá-lo de arbitrar o clássico com tanta polêmica e coisas envolvidas. Me causou surpresa e gostaríamos de entender melhor, tentamos contato (com a CBF). Não esperávamos isso, mas desejo que ele se supere e que os protagonistas sejam os atletas”, comentou.

O Re-Pa de domingo ainda pode ter um ingrediente especial. As duas diretorias solicitaram à CBF a utilização do VAR nas partidas da semifinal da Copa Verde. A solicitação foi feita na última segunda-feira (23/09) e os clubes esperam uma reposta positiva da entidade.

“Fizemos uma solicitação, em conjunto com a Funtelpa, para que se tivesse o VAR. Não obtivemos respostas. Mais uma prova de que queríamos que a arbitragem fosse segundo plano na partida e que em primeiro ficassem os atletas. Ainda tenho esperança de que seja autorizado, pois os clubes assumiram todos os custos, em torno de R$ 45 mil por jogo, mais de R$ 22,5 mil de cada clube. Mandamos em tempo hábil para que fossem tomadas as providências”, frisou.

O clube que passar para a final da competição regional ficará treinando 42 dias até iniciar a decisão. Bentes comentou que espera uma postura mais ativa da Federação Paraense de Futebol, para uma possível mudança de data.

“Contamos muito com a intervenção da FPF. Como não está definido quem irá para a final, fica difícil o clube atuar por ‘antecipação’, já que ele não é parte ainda integrante do processo, mas a Federação pode se movimentar, pois ficar mais de 40 dias parados é ruim do ponto de vista técnico e é terrível pelo lado financeiro. Os clubes dependem de bilheteria e seria um período sem receita, causando uma desigualdade de preparação, pois Remo ou Paysandu enfrentarão uma equipe que está em plena atuação (Goiás-GO ou Cuiabá-MT). Faz uma diferença enorme, já que ritmo de jogo influencia muito nessas horas”, salientou.

O Liberal.com, 26/09/2019

8 COMENTÁRIOS

  1. Não acho que seja pressão básica. Realmente não deu para entender esse fraquíssimo árbitro que já prejudicou várias vezes o Remo. Para mim tem dedo aí de alguém da CBF e que não é preciso adivinhar. Em todos os confrontos entre Remo x Payssandu pela Copa verde o Remo foi prejudicado por arbitragens. Parece que esse povo tem memória curta e não lembra. No ano em que o Remo venceu por 2×0 e foi para final, foi com um gol no último minuto do Sílvio em uma rebatida do goleiro, após um chute de Val Barreto. Daí não deu mais tempo de operar o Remo, o jogo foi para pênalti e também em decisão por pênaltis é difícil operar. A final contra o Cuiabá, nem vale a pena lembrar, mas ocorreram duas expulsões e pênaltis duvidosos contra o Remo. Ocorre que a torcida Remo já está tão chateada pela falta de conquistas nacionais, acesso e etc… que já irreleva ou fica cega quanto aos roubos a que o Remo é submetido. Esse ano no brasileiro foram vários assaltos contra o Remo. Esse futebol brasileiro é um lixo.

  2. Concordo com o Jamil! Esse árbitro já prejudicou o Remo em clássico sim! E outra, pode ter o dedo do Nunes sim,nessa situação! O presidente só não falou isso,por uma questão de ética!

  3. O Leão tem lutado contra adversidades que não deveriam existir na escalada do maior do Norte, o Filho da Glória e do Triunfo esta decidido em levantar o caneco de campeão da copa verde de 2019. O Leão conquistou uma vitória expressiva, contra o AC, a vitória por 6X1 em cima do AC foi a maior goleada desta CV 2019. Porém o que mais impressiona é a Fenômeno Azul que está emplacando a maior Torcida do Torneio. Com o mando de Campo o Leão tem nesta CV uma média de Público na ordem de 9.146 Torcedores pagantes, neste quesito o Leão dá de goleada nos nossos adversários; a média de Público do segundo colocado é de apenas 4,689 Torcedores pagantes. Os nossos adversários tentam dificultar o Leão fora de campo porque dentro das quatro linhas não terão mais condições de segurar o nosso querido Clube do Remo rumo ao Titulo inédito de campeão da CV 2019. Eu gostaria de lembrar que hoje o Time está decidido na busca do Título e a Fenômeno Azul também está decidida. A Fenômeno vai Lotar o Mangueirão empurrando o Leão para a vitória e a Torcida do nosso maior adversário vai na tentativa de segurar a arrancada do leão. Realmente o duelo REXPA não tem favorito porém a arrancada rumo ao Título pertence ao Maior Leão do Norte com a vitória de 6X1 em cima do Atlético Acreano.

  4. Vixe!!!
    Só se for a vontade de Deus mesmo para o Leão vencer, pois se depender de árbitro, a mucura já entra em campo sabendo que a sua vitória está garantida… Afinal, esse Dewson e aquela raposa da CBF são torcedores da mucura.
    Coitado do meu Leão!!!
    Vamos confiar em Deus, pois com o senhor dos exércitos a injustiça não prevalece… A não ser que não confiemos no altíssimo.
    Eu confio!!!

  5. a comissao tecnica do clube do remo tem que analizazr bastante aequele vidio do jogo comtra o time do acre o jogador neto baiano causou 2 pelnati claricimo dentro da grande are do clube do remo entao vamos o bserva isso para que nos nao sejamos pegos de surpresas

  6. respeito todas as opiniões acima mas preciso dizer que o nosso leão tem que entra no campo focado na vitoria esquecer arbitro e jogar muita bola e da duas peias na mucura ano passado demos 4 neles vcs lembram ne galera beleza abraço a todos…

  7. A Copa Verde é um Torneio de grande relevância, pois o Prêmio que da ao Campeão o direito de entrar nas oitavas de final da copa do Brasil em 2020 é muito cobiçado, vejam que o Campeão recebe o galardão de pertencer ao 16 melhores Times do Brasil que irão disputar a CB 2020. A copa Verde é injusta porque dentro da Amazônia Legal estão outros Países além do Brasil. O Campeão da Copa Verde é na verdade o Clube que representa o Verde ou a exploração corretamente ecológica da Floreta Amazônica que é uma vitrine Internacional que fica como exclusividade a um Time do Brasil ou da Amazônia Brasileira. Democraticamente deveria ser convidado Times expressivos dos demais Países estrangeiros que também tem terras dentro da Amazônia legal. Com a entrada destes Países o Prêmio de pertencer aos 16 melhores Clubes do Brasil seria dado ao melhor Clube Brasileiro classificado dentro do Torneio seja campeão ou não. Vejam que o nosso Presidente Fábio Bentes tem o direito de questionar a escalação de Dewson para o REXPA que definirá o finalista da Copa Verde 2019. Como de fato o Leão é o Maior do Norte então o nosso Presidente tem o Direito de alerta o Sr. Dewson que seja Justo ao apitar os Duelos quando estiver em campo o Filho da Glória e do Triunfo.

Comments are closed.