Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Encerrada a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, dos 41 times em disputa na primeira fase, restaram 16 na briga pelas quatro vagas na Série C da próxima temporada. Com mudanças no regulamento em relação aos anos anteriores, a fase eliminatória não é mais regionalizada, sendo baseada no cruzamento dos melhores primeiros colocados por grupo e os últimos do grupo dos segundos melhores.

Com a derrota para o Moto Club (MA), fora de casa, o Remo terminou como o terceiro colocado no grupo dos segundos e enfrenta o sétimo colocado do grupo dos primeiros colocados. Com a definição das posições baseadas no critério de aproveitamento de pontos e saldo de gols, o Leão encara o Brasiliense (DF).

Nas fases seguintes, formam-se novos cruzamentos entre as equipes de melhor aproveitamento entre as classificadas com as de menor aproveitamento. A melhor classificada enfrenta a oitava melhor classificada, a segunda enfrenta a sétima e assim por conseguinte. Nas semifinais, as quatro equipes garantem vaga na Série C do ano seguinte. Na disputa pelo título a melhor classificada enfrenta a quarta, a segunda enfrenta a terceira. Os vencedores destes duelos decidem o título.

Boa parte dos indicados como favoritos antes do início da Série D conseguiu a classificação para a fase final, mas houve algumas surpresas. Campeão paranaense após mais de 20 anos, o Londrina (PR) terminou como primeiro colocado do grupo A8. Já o atual campeão paulista, Ituano (SP), se classificou em segundo do grupo A7, com apenas 2 pontos a mais que o vice-campeão paranaense Maringá (PR), mas merece atenção.

Surpreendem a classificação do Globo (RN), em segundo lugar em um grupo onde também faziam parte os mais tradicionais Porto (PE) e Ipatinga (MG). Já os baianos do Jacuipense (BA) deixaram pra trás Campinense (PB), Coruripe (AL) e Baraúnas (RN). Também se destacam pela folha salarial Brasiliense (DF) e Remo, algumas das maiores da competição, e Brasil (RS) e Confiança (SE), pela torcida e força como mandante. Santos (AP) e Rio Branco (AC) aparecem como azarões da fase final, por conta do nível técnico e financeiro baixo do grupo A1.

Confrontos da segunda fase da Série D:

[one_half last=”no”]Confiança (SE) x Central (PE)
Tombense (MG) x Metropolitano (SC)
Londrina (PR) x Santos (AP)
Moto Club (MA) x Ituano (SP)[/one_half][one_half last=”yes”]Rio Branco (AC) x Anapolina (GO)
Brasiliense (DF) x Remo
Brasil (RS) x Operário (MT)
Jacuipense (BA) x Globo (RN)[/one_half]

Diário do Pará, 22/09/2014