Em uma atuação apagada, o Remo foi derrotado pela Ferroviária (SP) na noite desta sexta-feira (01/08), pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No Mangueirão, o Leão perdeu por 2 a 0 e ainda teve o atacante Pedro Rocha expulso no segundo tempo.
Buscando mais equilíbrio no meio-campo, o técnico António Oliveira iniciou a partida com o volante Nathan Camargo na vaga de Caio Vinícius. Além disso, Sávio retornou ao time titular na lateral-esquerda, com Alan Rodriguez voltando ao banco de reservas, mas as mudanças pouco fizeram efeito.
Aliás, o início do jogo teve a equipe paulista com maior volume de posse de bola e mais presente no campo ofensivo. Indicativo de que, apesar de estar na zona de rebaixamento, a Ferroviária (SP) não ia esperar o Remo “dar as cartas” em campo.
A primeira chegada azulina aconteceu com 8 minutos, quando Giovanni Pavani trocou passes na intermediária direita e arriscou de fora da área, mas o goleiro Dênis Júnior defendeu com segurança.
A partir de então, o Remo passou a ditar mais o ritmo do jogo. A principal chance azulina do primeiro tempo aconteceu nesse período. Aos 16 minutos, Matheus Davó foi lançado em velocidade e saiu de cara com o goleiro adversário, mas ele perdeu a passada e a zaga paulista conseguiu se recuperar. Sem espaço para o chute, ele atrasou para Pedro Rocha mandar a bola por cima do gol.
A resposta da Ferroviária (SP) veio em dose dupla com Juninho. Na primeira, ele finalizou na entrada da área e contou com desvio na zaga do Remo para evitar o gol. Depois, ele mandou de lomge e Marcelo Rangel acompanhou a bola indo pela linha de fundo.
Os 20 minutos finais do primeiro tempo foram de amplo domínio do Remo, com posse de bola, volume de jogo e controle das ações ofensivas. Marrony e Pedro Rocha pelo lado esquerdo e Nathan Santos pelo lado direito conseguiram quebrar a linha defensiva adversária, mas não a ponto de passar pelo goleiro Dênis Júnior.
Quem conseguiu mudar o placar foi a Ferroviária (SP). No último lance da etapa inicial, Fabrício Daniel esticou para Juninho na esquerda. Ele conseguiu dominar a bola quase na linha de fundo, aproveitando que a defesa azulina imaginou que a bola fosse sair e afrouxou a marcação. O atacante invadiu a área e tocou para Ronaldo que, na pequena área, fez o giro em cima Kayky e ficou de frente para o goleiro Marcelo Rangel, não conseguiu evitar a finalização.
A volta do intervalo seguiu o ritmo do final do primeiro tempo. Embora o Remo estivesse mais presente no campo ofensivo, quem balançou as redes foi a Ferroviária (SP). Com 8 minutos, Fabrício Daniel puxou o contra-ataque e esticou para Netinho.
Em velocidade, o jogador ganhou de Kayky na disputa de bola, entrou na área e rolou para Juninho, livre de marcação. Com Marcelo Rangel batido no lance, ele só teve o trabalho de colocar a bola no fundo do gol.
O Remo voltou a ficar no “quase” aos 12 minutos, quando Sávio recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para Marrony. Na marca do pênalti, o atacante azulino mandou por cima do gol.
Ao 15 minutos, o que era ruim, piorou! Pedro Rocha fez falta no campo de ataque para parar a saída de bola da Ferroviária (SP) e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso.
Na base do abafa, o Remo tentou diminuir o placar com Nathan Santos fazendo boa jogada individual pela direita, mas parando em Dênis Júnior. Na sobra, Sávio ficou preso na defesa paulista.
Nos minutos finais, o Remo foi todo ao ataque embalado pelas entradas de Alan Rodriguez no lado esquerdo, Jaderson no meio-campo e Janderson no ataque. Em contrapartida, a Ferroviária (SP) teve o contra-ataque a favor para finalizar de vez o jogo, mas o placar não foi mais alterado até o apito final.
Com a derrota, o Remo manteve a 5ª colocação, com 30 pontos, mas pode perder até 3 posições, dependendo do complemento da rodada.
Na próxima rodada, o Leão vai até Belo Horizonte (MG), no sábado (09/08), encarar o América (MG), às 16h, na Arena Independência, abrindo a 21ª rodada da Série B.
O Liberal.com, 01/08/2025