A abertura do Parazão 2017 reeditará um duelo de final de campeonato. Remo e Cametá começaram a se enfrentar em partidas oficiais somente em 2010, mas o embate já reservou surpresas, emoções e um tabu. A última vez que Leão perdeu para o Mapará foi na primeira partida da decisão do Parazão de 2012.
Na ocasião, Cametá e Remo chegaram à final do campeonato após derrotarem o Águia de Marabá, nas finais do primeiro e segundo turno, respectivamente. Os dois jogos da decisão entre foram no Mangueirão.
No primeiro, no dia 07/05, Gil Cametá e Rafael Paty chegaram a fazer 2 a 0, ainda no primeiro tempo, mas os azulinos diminuíram com Reis, na etapa complementar. Essa seria a última vitória cametaense do confronto até hoje.
A grande alegria cametaense foi provocada por um empate, no jogo seguinte. O embate decisivo tinha o Leão pressionado pela obrigação de vencer para reverter o placar do primeiro jogo. Isso aconteceria quando Juan Sosa e Fábio Oliveira fizeram 2 a 0 para o Clube do Remo. Porém, Garrinchinha, aos 40 minutos, marcou para o Mapará, que foi para o “tudo ou nada” para evitar uma disputa de pênaltis. Aos 44 minutos, uma falta próximo da área e o veterano Soares foi para a cobrança, colocando a bola no ângulo do goleiro Adriano. Cametá, campeão paraense.
A espinha do Mapará ficou engatada nos azulinos, que não mais perderam o duelo. Contando desde a derrota no primeiro jogo da final de 2012, foram 9 jogos oficiais com 7 vitórias remistas e 2 empates. Em 2015, houve um amistoso entre eles, com vitória dos cametaenses. No retrospecto geral, o Remo tem 12 vitórias, contra 4 do Mapará e 5 empates, com 39 gols azulinos e 29 cametaenses.
ORM News, 27/01/2017