Leandro Santos (Leo Frank)
Leandro Santos (Leo Frank)

Repleto com boas histórias de superação, o Pará é um verdadeiro celeiro de novos talentos no esporte que precisam apenas de um impulso. Muitos, infelizmente, acabam não alcançando os seus objetivos, mas quem consegue uma oportunidade, tenta aproveitar ao máximo possível a chance de alavancar a carreira.

De modo especial, vemos aqui a história de Leandro Santos, que está próximo de confirmar uma vaga na famosa liga de futebol americano – National Football League (NFL).

Natural de Belém e atleta do “Remo Lions”, Leandro Santos, de 24 anos e com 2m de altura, foi escolhido para uma seleção que visa descobrir novos talentos para fazer parte da modalidade.

A “peneira” será realizada no próximo dia 23/10, no estádio Carlos González, também conhecido como estádio Banorte, localizado em Culiacán (México). O evento, organizado pela própria NFL, é denominado de “Combine” e tem o objetivo de testar as capacidades físicas de cada atleta, independente se o jogador estiver ou não ligado a algum clube.

Leandro Santos, ou simplesmente “Léo Frank”, como é conhecido entre os praticantes e adeptos da modalidade no Pará, relatou como foi realizada a sua indicação.

“Ocorreu um ‘Combine’ em Brasília (DF), no final do ano passado, com mais ou menos 200 jogadores de todo o Brasil, organizado pela empresa Echelon Sports, que é ligada à NFL. Fui o escolhido para representar o Brasil entre os atletas desse Combine”, disse.

Desde 2018 no futebol americano, Leandro Santos iniciou a carreira como Tight End no “Legião FA”. Poucos meses depois, passou a jogar como Defensive End e transferiu-se para o “Remo Lions FA”.

Em 2019, Léo foi um dos destaques da equipe, participando do vice-campeonato paraense de futebol americano daquele ano e da campanha do time na Liga BFA. Seu desempenho gerou interesse de KJ Maguire, olheiro oficial da NFL no Brasil e, também, um dos responsáveis pelo ingresso do brasileiro Durval Queiroz na NFL.

Leandro tem uma extensa ligação com o esporte azulino. Antes de ingressar no futebol americano, ele foi por muito tempo atleta de basquete do Clube do Remo, no qual é detentor de vários títulos ao longo de sua carreira.

“Joguei por 5 anos no basquete e, desde 2018, estou no futebol americano. Nesse período, fui tricampeão paraense de basquete pelo Clube do Remo na categoria adulto, tricampeão do JUPs pela Unama e mais alguns (títulos) de basquete por times avulsos. Pelo futebol americano, conquistei um vice-campeonato paraense em 2019, no Leão”, destacou.

Pronto para a viagem ao México, o atleta está confiante para que seu objetivo será alcançado.

“O evento será dia 23/10, em uma universidade de Monterrey (México). Deixo Belém no dia 20/10 e, se Deus quiser, irei dar o meu melhor, pois venho trabalhando noite e dia para isso. Até assinar com algum clube da NFL, sou atleta do Remo Lions”, finalizou.

Além de Leandro, o Combine terá a participação de vários atletas mexicanos e de mais 2 brasileiros – Ryan Gomes (Galo FA, do Atlético-MG) e Pollys Sacramento (Foxes FA, do Cruzeiro-MG).

Diário Online, 14/10/2021