Augusto Santin
Augusto Santin

Um piloto do Pará se destaca em uma das categorias mais tradicionais do país, que já revelou nomes como Emerson e Wilsinho Fittipaldi, Nelson Piquet e José Carlos Pace.

Com o apoio do Clube do Remo, Augusto Santin tem levado o automobilismo paraense a um lugar de destaque no esporte nacional, competindo pela Fórmula Vee.

Desde o ano passado, Santin se dedica à categoria, que completou 50 anos no Brasil. É o caminho mais acessível e barato para quem quer fazer carreira no automobilismo.

O piloto paraense está entre os 5 melhores pilotos da F-Vee nas 2 principais competições da categoria. No Campeonato Paulista, ele é o 5º colocado; e na Copa ECPA, disputada em Piracicaba (SP), está em 4º.

“Corri de kart durante muitos anos até conhecer a Fórmula Vee. É algo completamente diferente e fascinante. Ainda mais com a oportunidade de competir com um monoposto, que é semelhante a um carro de Fórmula 1, e também correr em grandes autódromos, como é o caso de Interlagos”, disse.

Pódio nas últimas 6 provas

Aos poucos, o piloto de 44 anos começou a subir de posição. No Campeonato Paulista deste ano, Santin foi ao pódio nas últimas 6 provas. Seus melhores resultados foram 3 terceiros lugares.

“Esta é uma categoria onde os carros são praticamente idênticos. Por isso, a competitividade é muito grande e as provas acabam sendo decididas até por menos de 1 segundo. O talento do piloto é que faz a diferença”, comentou.

Na última etapa do Campeonato Paulista, disputada no último dia 14/07, Santin somou um 4º e um 5º lugares, nas baterias disputadas. O paraense garantiu mais um pódio mesmo após perder o escapamento na segunda prova. Ele travou um duelo com o santista Lélio Assumpção e chegou na frente por apenas 0s094 de vantagem, garantindo o 5º lugar.

“Foram corridas muito disputadas, onde os 4 primeiros colocados ficaram separados por apenas meio segundo. Também tive que lutar muito para assegurar o lugar no pódio, mesmo com alguns problemas no carro. Houve uma grande disputa pela liderança, mas acho que esse meu duelo foi o mais emocionante desta etapa”, disse Santin, que chegou aos 88 pontos na classificação. Restam mais 8 provas para o final da competição.

Acelerando no interior paulista

Santin também está na disputa pelo título da segunda competição mais importante da Fórmula Vee, a Copa ECPA, realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, a cerca de 150 km de São Paulo. Após 4 provas, o piloto de Belém é o 4º colocado, com 56 pontos.

“A Copa ECPA, em Piracicaba (SP), é também muito importante. Os principais pilotos da F-Vee começaram a competir lá, em um circuito difícil e que exige muita habilidade e acerto do carro. Este é um título que também será muito relevante para mim e para o automobilismo de Belém”, afirma.

Globo Esporte.com, 24/07/2018

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.