Basquete
Basquete

O Campeonato Paraense de Basquete Adulto Masculino inicia nesta segunda-feira, 28/11, com apenas 3 times disputando a competição. O Clube do Remo, atual bicampeão paraense, vai em busca do tri contra o Paysandu, vice-campeão em 2015, e o Novo Basquete Pará (NBP).

A competição sempre arrastou bons públicos para os ginásios e no último ano não foi diferente, mostrando que o basquete continua sendo um dos esportes mais populares de Belém. A Federação Paraense de Basquete (FPB) garantiu o formato com jogos de pontos corridos, sendo que os 2 primeiros colocados na competição se classificam para um “playoff” em 3 partidas, que serão realizadas nos dias 12, 15 e 17/12.

“Este ano só se inscreveram 3 equipes e nós, da Federação, acreditamos que outros clubes não nos procuraram por conta mesmo da crise financeira. O custo de um campeonato como esse é alto e hoje em dia é difícil conseguir patrocínio”, pontuou o diretor de árbitros da FPB, Divaldo Souza.

O campeonato masculino adulto é a competição mais importante do basquete paraense e os torcedores esperam por ele o ano inteiro.

“Tudo dentro do basquete no Pará se resume a esse campeonato. Tanto que Remo e Paysandu fizeram questão de trazer atletas de fora para garantirem ótimas partidas”, ressaltou Divaldo.

A Tuna, que participou da competição em 2015, não conseguiu se inscrever a tempo. Para qualquer outro clube que ainda pense na possibilidade de inscrição, Divaldo avisa que não há mais tempo. “As equipes não mostraram interesse no prazo e os jogos já começam essa semana”, informou.

No Pará, o basquete revelou grandes atletas como Guy Peixoto, que brilhou com as camisas de Remo e Paysandu, e Edyr Góes, que marcou época nas quadras do Remo entre as décadas de 1950 e 1960. Quem sabe esse ano outros grandes nomes surgirão nas quadras paraenses?

[colored_box color=”yellow”]Leão vai em busca do tricampeonato

O Clube do Remo, atual campeão paraense, estreia somente na próxima quinta-feira, 01/12, contra o Novo Basquete Pará (NBP), no Ginásio Serra Freire. Em quadra, o Remo irá contar com atletas da região, mas a maioria é de fora do Estado, sendo que apenas 2 jogadores são remanescentes da última conquista: o lateral Lima e o armador Luis Felipe.

O comandante, que chegou há pouco mais de uma semana, é o mesmo do ano passado, Abdala Salomão, que teve o seu retorno comemorado pelo coordenador de basquete azulino. “Fomos campeões com o Salomão e gostamos muito do trabalho que foi realizado por ele aqui ano passado”, destacou Felipe Maia.

Com pouco tempo para preparar a equipe que vai entrar em quadra, o comandante teve que improvisar para criar a intimidade necessária para a competição. Desde que os novos atletas e o técnico chegaram, os treinos têm sido em dois horários no Serra Freire.

“O pouco tempo de treino não é um fator negativo para a nossa equipe. Temos que pensar que temos que trabalhar e aproveitar todo o tempo restante”, destacou Felipe, dizendo ainda que a expectativa para a competição é das melhores. “O trabalho que a gente está fazendo é muito forte e sabemos que o do Paysandu não fica atrás. Tenho certeza que esse será um campeonato em que as torcidas vão gostar muito do que vão ver”, concluiu o coordenador azulino.[/colored_box]

Diário do Pará, 27/11/2016